Fatores de risco relacionados à infecção do trato urinário na assistência à saúde
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.3109Palavras-chave:
Enfermagem, infecção hospitalar, unidades de terapia intensiva.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores de risco para a ocorrência da infecção do tratourinário relacionada à atenção à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partirde artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de abril a junho de 2012. Utilizaram-se osseguintes descritores: “sistema urinário”, “bexiga urinária” e “fatores de risco”. Os principais fatores derisco associados à infecção do trato urinário, na atenção à saúde, são: a condição patológica prévia; ahospitalização; indicação indevida da cateterização; os cuidados com o cateter; o tempo de permanênciado cateter; o sexo e a idade do paciente. A sondagem vesical é um dos principais fatores de risco para aocorrência da infecção e, em geral, o mais lembrado. Entretanto, existem outros fatores que precisam serlevados em consideração pelos profissionais de saúde. A partir da sua identificação, será possível adotarmedidas eficazes de prevenção e controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).