APRENDIZAGEM ESPORTIVA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O ESPORTE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SCHOOL SPORTS LEARNING: A STUDY ABOUT THE SPORT AND THE CITIZENS’ FORMATION
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n14.391Palavras-chave:
educação física escolar, esporte, Educação.Resumo
Este estudo teve como objetivo fazer uma crítica à maneira como vem sendo realizado o ensino atual dos esportes no âmbito escolar, através da concepção crítico-emancipatória, concepção esta defendida por diversos autores, como Bracht, Saviani e Kunz. A metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia. O resultado obtido, bem como a conclusão desta breve revisão, indica que ainda existe um caminho longo a ser percorrido, no sentido de haver mudança na utilização do esporte como ferramenta pedagógica, e não apenas como busca pela excelência esportiva, de performance ou, ainda, como manutenção de valores sócio- político-econômicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).