CUIDADOS COM FERIDAS EM PACIENTES DOMICILIARES: UMS ANÁLISE SOBRE AS CONDIÇÕES DESTAS LESÕES E O PROCEDIMENTO REALIZADO PELO CUIDADOR
Resumo
Objetivo: Torna-se relevante conhecer a técnica de curativos em feridas realizados em âmbito domiciliar, tendo em vista o elevado número de indivíduos que necessitem de cuidados em sua residência. Este trabalho teve como objetivo analisar o cuidado em indivíduos portadores de feridas realizados por cuidadores no domicílio. Metodologia: Pesquisa quantitativa, descritiva. Realizada com 30 pacientes, ambos os sexos, atendidos no Programa Melhor em Casa, acamados com presença de feridas. Dados foram coletados via entrevista e observação da técnica do curativo pelo cuidador, durante a visita domiciliar do Programa. Foi realizada coleta de fragmento da ferida para análise do material em laboratório de análises clínicas da FMABC. Processamento e análise dos dados pelo software Epi Info, 3.5.2. com nível de significância em 5%. Resultados: A maioria dos doentes e cuidadores são do sexo feminino, com idade média de 66,6 anos. A higiene mostrou-se adequada em 56,7% dos casos; a falta de higiene está relacionada a maior tempo de existência da ferida (p=0,061). Feridas são mais frequentes em região sacrococcígea e membro inferior (36,7% e 43,3% respectivamente); 100% contaminadas por bactérias e 63,3% com presença de 2 bactérias, das quais destacam-se Proteus, Pseudomonas e Stafilococcus aureus (43,3%, 26,7% e 23,3% respectivamente); média escore da avaliação da técnica do curativo foi de 7,1 (±1,6). Conclusão: A higienização é fundamental na prevenção e recuperação de feridas. O procedimento não está sendo realizado adequadamente, de forma que recomenda-se que o Programa Melhor em Casa reveja esta estratégia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).