FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Educação permanente em tempos de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol21.e20238896Palavras-chave:
Educação Permanente, Profissional de Saúde, TecnologiasResumo
Introdução: A educação permanente em saúde compõe diferentes formações, propondo fortalecer as equipes e gerando maior qualidade no trabalho. O foco no cotidiano faz com que o profissional de saúde esteja sempre em busca de melhorias nas práticas e na melhor resolução dos problemas. Com o advento da pandemia da covid-19, houve necessidade de mudanças na organização do atendimento no âmbito do sistema único de saúde, resultando necessidades do desenvolvimento de ações de educação permanente direcionando o cuidado ao paciente e promovendo prevenção a saúde do trabalhador. Objetivo: Identificar as estratégias utilizadas durante a pandemia da covid-19 para efetuação das ações de educação permanente em Saúde. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura através da consulta de dados nas plataformas online: Scielo, Lilacs e Medline. Resultados: Foram encontrados 58 artigos, dos quais foram excluídos os que não respondiam ao objetivo de estudo (30 artigos), contidos em mais de uma plataforma (6 artigos), e (2 artigos) não permitiam o acesso gratuito. Conclusão: A pandemia da Covid-19 trouxe desafios importantes e a capacidade de respostas às novas demandas. Assim, a educação permanente se tornou fundamental, de capacitação e instrumentalização sendo exemplos mais utilizados para isso as ferramentas tecnológicas e interativas.
Downloads
Referências
Silva LAA, Leite MT, Pinno C. Contribuições das comissões de integração ensino-serviço na educação permanente em saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro. 2014, 12(2):403-24.
Barbosa SIM, Moreira FJF. Educação permanente em saúde como ferramenta de gestão para a atenção primária do SUS: a experiência do município de Caucaia Ceará. Fortaleza. 20 ed. Escola de Saude publica do Ceará, 2019; p. 447
Godoi BB, Madeira ALF, Alfradique BM, Domingos GP, Brugiolo IF, Evaristo FC, Faria RV, Pessoa VLS, Leite LFA. Capacitação de agentes comunitários de saúde no município de Diamantina -MG. Rev. Ciência em Extensão. 2018, 14(1):54–69.
Ferreira CHP, Gomes GF, Ribeiro, LCC; Gonçalves RFG. Estratégias adotadas no enfrentamento da covid-19: relato de experiência profissional. Rev.Enfermagem em Foco. 2020, 11: 2.
BRASIL. UNA SUS. (org.). Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus: mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. 2020.
Silva GF, FIGURSKI CA, BERTOCHI JS, BRUNING MC. Educação Permanente em Saúde aliada ao uso de tecnologias digitais para o enfrentamento da COVID-19 em Cascavel/PR. Jornal oficial Health. 2020, 2:4.
MURAKAMI MN, Araújo FJ, Marques CP. A reorganização e atuação da Atenção Primária à Saúde em contexto de pandemia de COVID-19: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Development. 2022, 8(2):12232-12251.
Sarti TD, Lazarini WS, Fontenelle LF, Almeida AAPSC. A Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Rev. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília. 2020, 29(2).
Arksey H, O’malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol. 2005, 8(1):19-32.
Levac, D; Colquhoun, H; O’brien, K. K. Scoping studies: advancing the methodology. Implement Sci. 2010, 5:69.
Bizarro JCMS. Just in time education: tecnologia educacional proposta para educação permanente em saúde do trabalhador. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
Branco AO, Tavares MMC. Análise do processo de implantação do serviço de assistência ao paciente com COVID-19. Rev.Online Braz J Nur. 2020, 19: 3.
Geremia SD, Vendruscolo C, Celupp IC, Adamy EK. 200 Anos de Florence e os desafios da gestão das práticas de enfermagem na pandemia COVID-19. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. 2020, 28:3358.
Gonçalves SO, Garbelini MCL, RIbeiro ER. Programa de educação permanente em saúde e a praxis profissional: possibilidades e desafios. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2020, (12).
Junior AMF, Calandrine EF, Sousa YM, Galvão MM, Cunha FF. Covid-19 em profissionais da saúde, vivências e perspectivas: um relato de experiência. Rev. Eletrônica Acervo de Saude. 2020, 12(12).
Martins A, Schmidt LC, Lima MJMS, Santos LD, Horácio CRJA. Assistência Multiprofissional A Pacientes Em Tratamento De Covid-19 E A Minimização do distanciamento familiar em um serviço de pronto atendimento em Manaus, Amazonas. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2020, 12:12.
Miranda AVS, MigueL FSL, Silva HC, Santos MVJ. Articulação de educação permanente e humanização em saúde durante a pandemia covid-19: relato de vivência. Rev. Gepesvida. 2021, 16(7).
Motta DL, FREITAS AA, JANOVIK RX, BLATT CR. Covid-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde. Rev. Gaúcha de Enfermagem. 2021, 42.
.
NETO JBSB, Castro TMG, Borges RCS, Reis DLTS, Medeiros TSPA. Construção de tecnologias educativas como forma de educação em saúde para a prevenção da Covid-19: relato de experiência. Rev.Eletrônica Acervo Saúde. 2020, 12:9.
Neves VNS, Machado CJS, Fialho LMS, Sabino RN. Utilização de Lives como Ferramenta de Educação em Saúde durante a pandemia pela covid-19. Rev. Educ. Soc., Campinas. 2021, 42.
Oliveira FF, Honorato KA. Atividade lúdica e educativa para higienização das mãos em tempos de pandemia: relato de experiência. Rev. Nursing. 2021, 24(275).
Pimentão RA, Ueno TMRL, Silva AC, Nogueira TO, Oliveira MLC. Simulação clínica para enfrentamento da covid-19: treinamento complementar de enfermeiros. Rev.de Enfermagem UFPE. 2021, 15.
Rios MFA, Lira LSSP, Reis IM., Silva GA. Atenção primária à saúde frente à covid-19 em um centro de saúde. Rev. Enfermagem em Foco. 2020, 11:1.
Santos RLN, Lima LFA, Silva RGS. Potencialidade da Educação Permanente na prevenção da infecção pelo Covid-19 em profissionais de saúde: relato de experiência. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2021, 13(3).
Serravalle LMK, Silva AR, Sodré GB, Cancio JÁ, Nobre LCC. Incorporação de tecnologias digitais nas estratégias de apoio à renast-ba durante a pandemia da covid-19. Rev. Baiana de Saúde Pública. 202.
Silva GF, Figurski CA, Bertochi JS, Bruning MC. Educação Permanente em Saúde aliada ao uso de tecnologias digitais para o enfrentamento da covid-19 em Cascavel/PR. Jornal oficial Health. 2020, 2:4
SILVA GPC, SILVA VC, BRITTO PF, NONATO VW, VILELLA RR. Atividades educativas para uso adequado de equipamentos de proteção individual em hospital federal de referência. Rev. Enfermagem em Foco. 2020,11:1.
SILVA JF, MOREIRA COF, SILVA TF, NASCIMENTO VF. Educação permanente em saúde no contexto de uma unidade de saúde da família no município do Rio de Janeiro. Brasil, Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2020, 12:9.
Zingra KN, Silva ACR, Fernandes AJM. Educação permanente para profissionais da área da saúde como estratégia de combate ao enfretamento da pandemia de COVID-19 na região norte: relato de experiência. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2020, 12(12).
Benvenuto D, Giovannetti M, Aspoto S, Angeletti S, Ciccozzi M. The 2019-new corona vírus epidemic: evidence for virusevolution. J Med Virol. 2020, 92:455-9.
Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, silva-junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de covid-19. Rev. Enfermagem Uerj. 2020, 28:1.
Marques LC, Lucca DC, Alves EO, Fernandes GCM, Nascimento KC. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. Texto & Contexto Enfermagem. 2020. 29.
Souza SV, Rossit RAS. Dilemas e perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia. Rev.Enfermagem em Foco. 2020, 11(1): 68-73.
Santos RLN, Lima LFAS, Silva RGS, Moura SRS. Potencialidade da Educação Permanente na prevenção da infecção pelo Covid-19 em profissionais de saúde: relato de experiência. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2021, 13(3).
Silva ABPP, Menezes HF, Silva H, Fonseca MC, D'eça-junior A, Silva RAR. Validations of a booklet for the correct use of Personal Protective Equipment in the context of Covid-19. Rev Texto & Contexto Enferm. 2021, 30.
Vieira RS. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Rev. Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. 2011.
Wang J, Liu F, Tan JBX., Harbarth S, Pittet D, Zingg W. Implementation of infection prevention and control in acute care hospitals in Mainland China - a systematic review. Antimicrob Resist Infect Control, 2019.
(CDC). Centers for Disease Control and Prevention. Interim infection prevention and control recommendations for patients with suspected or confirmed Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in healthcare settings. 2020.
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jessyellen Pereira de Lima, Rávila Suênia Bezerra da Silva, Sabrina Márcia Resende e Almeida Santos Cunha , Laedja Driely Silva de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).