FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Educação permanente em tempos de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/2359-4330.8896

Palavras-chave:

Educação Permanente, Profissional de Saúde, Tecnologias

Resumo

Introdução: A educação permanente em saúde compõe diferentes formações, propondo fortalecer as equipes e gerando maior qualidade no trabalho. O foco no cotidiano faz com que o profissional de saúde esteja sempre em busca de melhorias nas práticas e na melhor resolução dos problemas. Com o advento da pandemia da covid-19, houve necessidade de mudanças na organização do atendimento no âmbito do sistema único de saúde, resultando necessidades do desenvolvimento de ações de educação permanente direcionando o cuidado ao paciente e promovendo prevenção a saúde do trabalhador. Objetivo: Identificar as estratégias utilizadas durante a pandemia da covid-19 para efetuação das ações de educação permanente em Saúde. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura através da consulta de dados nas plataformas online: Scielo, Lilacs e Medline. Resultados: Foram encontrados 58 artigos, dos quais foram excluídos os que não respondiam ao objetivo de estudo (30 artigos), contidos em mais de uma plataforma (6 artigos), e (2 artigos) não permitiam o acesso gratuito. Conclusão: A pandemia da Covid-19 trouxe desafios importantes e a capacidade de respostas às novas demandas. Assim, a educação permanente se tornou fundamental, de capacitação e instrumentalização sendo exemplos mais utilizados para isso as ferramentas tecnológicas e interativas. 

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Biografia do Autor

Jessyellen Pereira de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva pela Univesidade Federal do Rio Grande do Norte- Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSacol/UFRN). 

Residente em Patos, Paraíba, Brasil. 

Rávila Suênia Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN

Fisioterapêuta, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSacol/UFRN). 

Residente em Princesa Isabel, Paraíba, Brasil. 

Sabrina Márcia Resende e Almeida Santos Cunha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN

Pscicóloga, mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva UFRN.

Residente em Cuité, Paraíba, Brasil. 

Laedja Driely Silva de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSacol/UFRN). 

Residente em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. 

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO