TECNOLOGIA DIGITAL EM SAÚDE MENTAL PARA O CUIDADO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Tecnologia digital em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20246505

Palavras-chave:

Mobile Applications. Quality-Adjusted Life Years.Universities.

Resumo

Introdução: A pesquisa discute a importância do conhecimento sobre o uso de tecnologia digital na promoção da saúde mental de estudantes universitários. Fazendo debates sobre a evolução da compreensão da saúde mental ao longo da história, destacando o estigma associado aos transtornos mentais e a falta de direitos para aqueles considerados "anormais" pela sociedade. Objetivo: analisar as melhores evidências científicas relacionadas à tecnologia digital em saúde mental para estudantes universitários. Materiais e Método: Adotou a metodologia da Revisão Integrativa da Literatura (RIL), seguiu-se as seis etapas do método apresentadas pelos autores Botelho, Cunha e Macedo (2008), selecionando-se os descritores" Estudantes ",  "Tecnologia digital", " saúde mental ", " Universidades”, em português e inglês, e utilizou-se o operador booleano OR. Realizou-se a busca em quatro fontes de literatura científica, no período de janeiro de 2023 a março de 2023. Resultados: a amostra final quantificou um total de 05 artigos em consonância com a temática saúde mental e tecnologia digital para estudantes universitários. Conclusão: Ao pesquisar sobre o acesso de tecnologias digitais para o cuidado de estudantes do ensino superior, constata-se que tem sido objeto de muitos estudos, entretanto quando relacionada a tecnologia digital como ferramenta de apoio a saúde mental aos estudantes mediante aos trabalhos selecionados, observa-se o quanto é escasso, e que precisa ser investigado.

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Biografia do Autor

Leidiane Carvalho de Aguiar, Universidade Federal do Ceará UFC - Sobral

Psicóloga. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, Ceará, Brasil. 

Roberlândia Lopes Evangelista Ávila, Universidade Federal do Ceará UFC

Enfermeira. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora    do    Mestrado em  Saúde  da Família  da  Universidade  Federal  do Ceará (UFC), Sobral, Ceará, Brasil. 

 

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, FIOCRUZ

Médica. Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Medicina e do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora da FIOCRUZ-CE. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Pós-doutorado pela Faculdade de Ciências em Educação e Psicologia da Universidade do Porto, Portugal. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicólogo, mestrando pelo Programa em Saúde da Família (UFC). Sobral, Ceará, Brasil

Antonia Janielly Negreiros de Moraes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em enfermagem obstétrica e neonatal, São Benedito, Ceará, Brasil. 

Referências

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde