TECNOLOGIA DIGITAL EM SAÚDE MENTAL PARA O CUIDADO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Tecnologia digital em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20246505Palavras-chave:
Mobile Applications. Quality-Adjusted Life Years.Universities.Resumo
Introdução: A pesquisa discute a importância do conhecimento sobre o uso de tecnologia digital na promoção da saúde mental de estudantes universitários. Fazendo debates sobre a evolução da compreensão da saúde mental ao longo da história, destacando o estigma associado aos transtornos mentais e a falta de direitos para aqueles considerados "anormais" pela sociedade. Objetivo: analisar as melhores evidências científicas relacionadas à tecnologia digital em saúde mental para estudantes universitários. Materiais e Método: Adotou a metodologia da Revisão Integrativa da Literatura (RIL), seguiu-se as seis etapas do método apresentadas pelos autores Botelho, Cunha e Macedo (2008), selecionando-se os descritores" Estudantes ", "Tecnologia digital", " saúde mental ", " Universidades”, em português e inglês, e utilizou-se o operador booleano OR. Realizou-se a busca em quatro fontes de literatura científica, no período de janeiro de 2023 a março de 2023. Resultados: a amostra final quantificou um total de 05 artigos em consonância com a temática saúde mental e tecnologia digital para estudantes universitários. Conclusão: Ao pesquisar sobre o acesso de tecnologias digitais para o cuidado de estudantes do ensino superior, constata-se que tem sido objeto de muitos estudos, entretanto quando relacionada a tecnologia digital como ferramenta de apoio a saúde mental aos estudantes mediante aos trabalhos selecionados, observa-se o quanto é escasso, e que precisa ser investigado.
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