SEQUÊNCIA DIDÁTICA: capacitação de estudantes de medicina em prática baseada em evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249549

Palavras-chave:

Educação superior, sequência didática, prática baseada em evidências

Resumo

Introdução: A Prática Baseada em Evidências (PBE) é composta por três pilares: a melhor evidência científica disponível, a experiência clínica do profissional e as preferências do paciente. A implementação pedagógica que incorpora esses três pilares demonstra um potencial significativo para promover um engajamento mais ativo dos estudantes na aquisição de conhecimento. Objetivos: Elaborar uma sequência didática para capacitar discentes em PBE, integrando a aplicação de casos clínicos e a realização de simulações realísticas. Materiais e métodos: A sequência didática foi iniciada com a análise de casos clínicos e a aplicação do teste de Fresno. Esses elementos são empregados simultaneamente em um primeiro momento, seguidos por um programa de capacitação focado na PBE. Subsequentemente, e em intervalos quinzenais, os casos clínicos são reaplicados de maneira individual, procedendo-se então a uma análise crítica dos casos e a simulações realísticas relacionadas ao tema em estudo. Este ciclo é repetido para todos os casos clínicos envolvidos no programa, culminando na reavaliação dos participantes por meio do teste de Fresno. Resultados: No caso clínico 1, 2, 3 e 4 houve, respectivamente, diferenças estatisticamente significantes antes e após a capacitação em PBE (Z=-4,52, Z=-3,94, Z=-3,46, Z=-4,62, p<0,01). Conclusão: A sequência didática foi eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes de medicina tanto na resolução dos casos clínicos quanto nas avaliações subsequentes do teste de Fresno. Desta forma, sugere-se o uso desse material em outras instituições de ensino superior para melhorar o aprendizado dos alunos para resolução de casos clínicos.

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Biografia do Autor

Sarah Beatriz Obadovski Alves Nascimento, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul na cidade de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2015). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral (2016-2018) e Residência Médica em Cirurgia Vascular (2018-2020) pelo Hospital Regional de Presidente Prudente. Fez Mestrado em Ensino em Saúde pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2021-2022). Atualmente é Professora na Faculdade de Medicina no Centro Universitário Integrado, professora prevista para o caso de Medicina na FATEC - Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí e atende como Cirurgiã Vascular no Complexo de Especialidades Dr. Dangelo Viel em Campo Mourão/PR.

 

Victoria Guzzo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Municipal de São Caetano do Sul na cidade de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós doutor em fisioterapia pela Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador na Universidade Municipal de São Caetano do Sul na cidade de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Pós-doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroendocrinologia e Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado e Doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Fisioterapia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE); Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Matérias graduação: Anatomia Cabeça e Pescoço (Odontologia), Anatomia Humana, Neuroanatomia, Anatomia do aparelho locomotor (Em peças cadavéricas); Professor Titular na Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Matéria Anatomia Cabeça e Pescoço; Professor Doutor da Universidade Santo Amaro (UNISA), Matéria Anatomia Humana topográfica no curso de medicina (Em peças cadavéricas); Professor coordenador da liga de anatomia humana do curso de medicina da Universidade Santo Amaro; Experiência em dissecação em Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers) e estruturação de laboratório de Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers); Professor do Instituto Facial Harmony e European Face Institute (Especialização e mestrado em Harmonização Orofacial); Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA); Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGES); Editor Assistente da Revista de Atenção a Saúde (RAS); Youtuber, vídeo aulas de Anatomia Humana (45 mil seguidores)

Amanda Costa Araujo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Doutora em fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo. Professora e pesquisadora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul na cidade de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Doutora pela Universidade da Cidade de São Paulo - UNICID (2015-2019), mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2013-2014). Pós Graduada em Terapia Manual (2013) pela Universidade do Norte do Paraná - UENP. Graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009-2012). Atualmente é pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde - PPGES e professora doutora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde