SEQUÊNCIA DIDÁTICA: capacitação de estudantes de medicina em prática baseada em evidências
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249549Palavras-chave:
Educação superior, sequência didática, prática baseada em evidênciasResumo
Introdução: A Prática Baseada em Evidências (PBE) é composta por três pilares: a melhor evidência científica disponível, a experiência clínica do profissional e as preferências do paciente. A implementação pedagógica que incorpora esses três pilares demonstra um potencial significativo para promover um engajamento mais ativo dos estudantes na aquisição de conhecimento. Objetivos: Elaborar uma sequência didática para capacitar discentes em PBE, integrando a aplicação de casos clínicos e a realização de simulações realísticas. Materiais e métodos: A sequência didática foi iniciada com a análise de casos clínicos e a aplicação do teste de Fresno. Esses elementos são empregados simultaneamente em um primeiro momento, seguidos por um programa de capacitação focado na PBE. Subsequentemente, e em intervalos quinzenais, os casos clínicos são reaplicados de maneira individual, procedendo-se então a uma análise crítica dos casos e a simulações realísticas relacionadas ao tema em estudo. Este ciclo é repetido para todos os casos clínicos envolvidos no programa, culminando na reavaliação dos participantes por meio do teste de Fresno. Resultados: No caso clínico 1, 2, 3 e 4 houve, respectivamente, diferenças estatisticamente significantes antes e após a capacitação em PBE (Z=-4,52, Z=-3,94, Z=-3,46, Z=-4,62, p<0,01). Conclusão: A sequência didática foi eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes de medicina tanto na resolução dos casos clínicos quanto nas avaliações subsequentes do teste de Fresno. Desta forma, sugere-se o uso desse material em outras instituições de ensino superior para melhorar o aprendizado dos alunos para resolução de casos clínicos.
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