CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE FISIOERAPIA : conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre Lian Gong em 18 terapias
Conhecimento dos Alunos de Fisioterapia sobre Lian Gong em 18 Terapias
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249665Palavras-chave:
Ensino, Lian Gong, PICSResumo
Introdução: Ao longo do tempo, a visão holística da saúde e doença, que considera o ser humano como uma unidade de corpo e mente, tem sido moldada por diversos fatores. O conceito multicausal abriu novas possibilidades para os profissionais de saúde. Em 2006, o SUS aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Incluindo a acupuntura e o Lian Gong em 18 Terapias, uma prática corporal que promove uma experiência ativa. Objetivos: Este estudo investigou o conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre o Lian Gong em 18 Terapias como técnica viável para a prática profissional. Métodos: Foi realizada uma pesquisa com coleta de dados de grupos focais, composta por um moderador e um observador. As sessões foram gravadas em áudio e vídeo para posterior transcrição. A coleta de dados utilizou um questionário semiestruturado com 10 perguntas, aplicado a 50 alunos do último ano de fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Resultados: A análise mostrou que o conhecimento dos alunos sobre o Lian Gong é superficial. A prática não é amplamente conhecida ou utilizada. No entanto, o interesse e a curiosidade dos participantes indicam um potencial para maior divulgação e expansão dessa prática integrativa. Conclusão: A pesquisa revelou que o conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre o Lian Gong em 18 Terapias é limitado. Apesar disso, o interesse demonstrado sugere um potencial significativo para a ampliação e maior divulgação dessa prática, indicando a necessidade de incluir mais informações sobre o Lian Gong nos currículos de fisioterapia.
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