ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA NO BRASIL: revisão de mapeamento
Ensino-aprendizagem em saúde coletiva no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249680Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Ensino, Formação Profissional em Saúde, CurrículoResumo
Introdução: O ensino de saúde coletiva encontra-se previsto nos projetos político pedagógicos dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia. A utilização e diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento de competências nesta área. Objetivo: mapear e descrever as estratégias de ensino-aprendizagem de disciplinas da saúde coletiva nos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia no Brasil. Métodos: Revisão de mapeamento realizada em nove fontes de dados (MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, SciELO, WoS, Scopus, BBO e IBECS) em fevereiro de 2024, utilizando-se a estratégia Tema, Qualificador e Objeto e associações entre 18 descritores de assunto/palavras-chaves. Após processo de triagem, leitura na íntegra e análise dos critérios, 31 artigos compuseram amostra. Resultados: Identificou-se estratégias, atividades e técnicas de ensino-aprendizagem dialógicas, baseadas na construção, elaboração, e utilização de instrumentos, produtos e materiais, imersão, vivências, experiências em cenários reais/práticos, aulas, exposições, apresentações, casos e situações-problema, pesquisas, projetos ou programas, visitas, textuais, documentais e de síntese, simulação, audiovisuais, lúdicas, gamificação, virtuais e digitais e outras. Conclusões: as estratégias identificadas apresentam potencial de inovação do processo de ensino-aprendizagem em saúde coletiva nos cursos de enfermagem, medicina e odontologia no Brasil, a partir de metodologias e perspectivas orientadoras diversificadas.
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