ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA NO BRASIL: revisão de mapeamento

Ensino-aprendizagem em saúde coletiva no Brasil

Autores

  • Jameson Moreira Belém Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1903-3446
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6086-6901

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249680

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Ensino, Formação Profissional em Saúde, Currículo

Resumo

Introdução: O ensino de saúde coletiva encontra-se previsto nos projetos político pedagógicos dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia. A utilização e diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento de competências nesta área. Objetivo: mapear e descrever as estratégias de ensino-aprendizagem de disciplinas da saúde coletiva nos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia no Brasil. Métodos: Revisão de mapeamento realizada em nove fontes de dados (MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, SciELO, WoS, Scopus, BBO e IBECS) em fevereiro de 2024, utilizando-se a estratégia Tema, Qualificador e Objeto e associações entre 18 descritores de assunto/palavras-chaves. Após processo de triagem, leitura na íntegra e análise dos critérios, 31 artigos compuseram amostra. Resultados: Identificou-se estratégias, atividades e técnicas de ensino-aprendizagem dialógicas, baseadas na construção, elaboração, e utilização de instrumentos, produtos e materiais, imersão, vivências, experiências em cenários reais/práticos, aulas, exposições, apresentações, casos e situações-problema, pesquisas, projetos ou programas, visitas, textuais, documentais e de síntese, simulação, audiovisuais, lúdicas, gamificação, virtuais e digitais e outras. Conclusões: as estratégias identificadas apresentam potencial de inovação do processo de ensino-aprendizagem em saúde coletiva nos cursos de enfermagem, medicina e odontologia no Brasil, a partir de metodologias e perspectivas orientadoras diversificadas.

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Biografia do Autor

Jameson Moreira Belém, Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: jam.ex@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1903-3446

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: rocineide.ferreira@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6086-6901

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde