ATIVIDADES CIRCENSES: UM PROGRAMA PARA MELHORIA DO REPERTÓRIO MOTOR DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1429Keywords:
Aprendizagem Motora, Malabarismo, Habilidades MotorasAbstract
Introdução: As atividades circenses podem ser parte integrante das aulas de Educação Física pela grande variedade de jogos a serem trabalhadas, como atividades aéreas, de interpretação, acrobacias e malabarismo. O malabarismo é o foco desse estudo considerando seu valor educativo e por envolver algumas capacidades e habilidades motoras básicas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há melhorias no repertório motor de alunos submetidos a um programa de atividades circenses com atividades de malabarismo. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com escolares na faixa etária de nove e dez anos, onde se realizou um pré teste que tratou de habilidades motoras básicas (saltar, arremessar, receber e manipular objetos); participaram de dez sessões, com a duração de 45 minutas cada, de aulas de malabarismo de lançamento, onde foram trabalhadas atividades de manipulação de objetos e, finalmente foi aplicado um pós teste. Resultados: Três dos quatro testes - agarrar uma bola arremessada com ambas as mãos (t= 4,50); arremessar uma bola em um alvo com a mão preferida (t= 9,43) e separar cartas com a mão preferida (t= 6,40) - tiveram resultados estatisticamente significativos quando comparados as médias dos pré e pós testes de acordo com o Teste t pareado. Conclusões: As diferenças significativas ressaltam a importância do rompimento da metodologia tradicional de ensino nas aulas de Educação Física, estimulando nos escolares as atividades circenses.Downloads
References
(1) Bortoleto MA. Introdução à pedagogia das
artes circenses. 1. ed. Jundiaí: Fontoura; 2008.
(2) Blas Foix X. Los malabarismos desde
lapraxiologia motriz. In: Libro de actas del V
Seminario Internacional de Praxiología Motriz.
La Coruña, España. La Coruña: Instituto nacional
de Educación Física de Galícia - Inef;
2000. p. 69-88 [acesso em 25 out 2010]. Disponível
em: <http://www.praxiologiamotriz.
inefc.es/PDF/Seminario_coruna_03.pdf>.
(3) Magill R. Aprendizagem motora: conceitos
e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher Ltda.;
2000.
(4) Schmidt RA, Wrisberg CA. Aprendizagem e
performance motora: uma abordagem da
aprendizagem baseada na situação. 3. ed. Porto
Alegre: Artmed; 2010.
(5) Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o
desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes
e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte;
2005.
(6) Gómez PN. El circo en la escuela como
proyecto. Una propuesta significativa para el
desarrollo de los contenidos de la educación
física escolar. Lec EFDeportes. 2007 Dic;
12(115) [acesso em 18 out 2010]. Disponível
em: <http://www.efdeportes.com/efd115/elcirco-
en-la-escuela.htm>.
(7) Sanz JAG. Los juegos malabares en Educación
Física. Timonel 2002 Abr. [acesso em 20
abr 2010]. Disponível em: <http://www.primaria.
profes.net/archivo2.asp?id_contenido=30009>.
(8) Pellegrini AM. A aprendizagem e habilidades
motoras I: o que muda com a prática? Rev
Paul Educ Fís. 2000; 14(supl.3):29-34.
(9) Bruininks R. Bruininks-Oseretsky test of
motor proficiency: examiner's manual. Minnesota:
American Guidance Service; 2005.
(10) Holle B. Desenvolvimento motor na criança
normal e retardada: um guia prático para a
estimulação sensório-motora. Barueri: Manole;
1990.
(11) Santos CA, Paula, PA, Santos FCP. Influência
do treinamento de malabarismo com lenços
no desenvolvimento da coordenação óculo-
manual de adultos. Movimentum - Rev Dig
Educ Fís. 2009 fev/jul; 4(1):1-9.
(12) Oliveira JA. Padrões motores fundamentais:
implicações e aplicações na educação física
infantil. Interação. 2002 dez; 6(6):37-42.
Disponível em: <http://www.luzimarteixeira.
com.br/wp-content/uploads/2010/05/padroesmotores-
fundamentais.pdf >.
(13) Valentini NC. Influência de uma intervenção
motora no desenvolvimento motor e na
percepção de competência de crianças com
atrasos motores. Rev Pau Educ Fís. 2002 jan/
jun; 16(1),.
(14) Hart MA. Influence of a physical education
methods course on elementary education
majors' knowledge of fundamental movement
skills. Phys Educat. 2005 Win; 62(4):198-204.
(15) Isayama HF, Gallardo JSP. Desenvolvimento
motor: análise dos estudos brasileiros sobre
movimentos manuais com referências perceptivovisuais,
avaliação da distância e precisão dos
lançamentos com efetiva dinâmica de planejamento
motor.
5. CONCLUSÃO
As diferenças significativas que ocorreram
entre os pré e pós-testes ressaltam a importância
do rompimento com a metodologia tradicional
de ensino, provando que é possível buscar uma
nova alternativa para se trabalhar em aula, de
maneira a se obterem bons resultados no que
diz respeito à aprendizagem do aluno. O papel
do educador foi colocado no centro do processo
ensino-aprendizagem, como na forma de encarar
as limitações do aluno.
As atividades desenvolvidas nas aulas no decorrer
da pesquisa destacam a importância do
professor como um mediador durante o processo
de desenvolvimento do aluno, possibilitando a
ele estímulo de diversas formas a fim de que
tenha um bom desenvolvimento em todo seu processo
de aprendizagem.
Com tudo isso, é possível crer que seja válido
um novo olhar sob a Educação Física escolar,
possibilitando ao aluno explorar as mais diferentes
maneiras incluídas na cultura corporal, sendo
importante destacar a importância de que o aluno
receba estímulos que também podem ser referentes
a atividades circenses durante todo seu
processo de desenvolvimento.
7 Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 10, nº 32, abr/jun 2012
RBCS ARTIGOS ORIGINAIS
REFERÊNCIAS
Endereços para correspondência:
Aline de Souza Caramês
aline.geralda@gmail.com
Sara Teresinha Corazza
stcorazza@yahoo.com.br
Daiane Oliveira da Silva
dai_tupa@yahoo.com.br
habilidades motoras fundamentais. Rev Educ
Fís/UEM. 1998; 9(1):75-82.
(16) Manoel EJ. Desenvolvimento motor: implicações
para a Educação Física escolar I. Rev
Paul Educ Fís. 1994 jan/jun; 8(1):82-97.
(17) Pellegrini AM, Hiraga CX, Andrade EC,
Cavicchia MC. Preferência manual: assimetria
no desenvolvimento motor. In: Micotti MCO
(org.). Alfabetização: a produção do saber. 1.
ed. Rio Claro: Gráfica Cruzeiro/IB; 2003. p. 115-
26.
(18) Fonseca V. Manual de observação psicomotora.
Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.
(19) Perrotti Junior A. O saltar, o arremessar e
o rolar: uma análise comparativa de desempenho
de crianças da EEPSG Prof. Gabriel Pozzi,
segundo uma abordagem desenvolvimentista.
Campinas. Monografia (Especialização em Educação
Física Escolar) - Universidade Estadual
de Campinas; 1991.
(20) May A, Draganski B, Gaser C, Busch V,
Schuierer G, Bogdahn U. Neuroplasticy:
changes in grey matter induced by training.
Nature. 2004 Jan: 427(6972):311-2 [acesso
em 25 set 2010]. Disponível em:
www.nature.com/nature/journal/v427/n6972/
abs/427311a.html>.
(21) Machado EP, Rocha NACF, Tudella E. Comportamento
motor em crianças na faixa etária
de 04 anos de idade. Rev Objet 2007; 3. [acesso
em 18 nov 2010]. Disponível em:
www.faculdadeobjetivo.com.br/arquivos/
ART6.pdf>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Aline de Souza Caramês, Sara Teresinha Corazza, Daiane Oliveira da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).





