PERCEPÇÃO DE UM PROGRAMA COM PRÁTICAS CORPORAIS EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n31.1469Resumen
Introdução: a diversidade das práticas corporais pode facilitar a inclusão de hábitos de vida saudáveis além de experiências, auxiliando na manutenção da saúde. Objetivos: o presente estudo analisa a percepção de mulheres com sobrepeso e obesidade sobre um programa com práticas corporais diversificadas. Materiais e métodos: através de entrevista semi-estruturada os sujeitos responderam questões sobre a motivação para as sessões e a percepção sobre a diversidade dos exercícios. O grupo foi composto por 5 indivíduos funcionários da Universidade Estadual do Centro Oeste, caracterizando-se por mulheres com sobrepeso e obesidade que não praticavam atividade física regularmente como forma de lazer. Os indivíduos foram submetidos a um programa diversificado de práticas corporais por dez semanas, totalizando 26 sessões com frequência semanal de três dias e duração de cinquenta minutos, as sessões foram dividas em: caminhada, circo, karatê, atletismo, musculação, dança, jogos desportivos e pilates. Resultados: A busca por um melhor estado de saúde e regular a pressão alta foram os motivos que levaram os sujeitos a participarem das sessões de práticas corporais. Os participantes afirmaram ter “gostado muito” da diversidade das práticas, melhorado o bem-estar e adquirindo novas experiências. Todos os participantes disseram que gostariam que as atividades continuassem, destacando a qualidade de vida e a quebra da rotina do trabalho como principais motivações. Conclusões: a diversidade das práticas corporais mostrou-se uma excelente opção no que diz respeito a promoção de saúde e prevenção de doenças, proporcionando além da qualidade de vida, novas experiências e o acesso a práticas corporais diversificadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).