PROCESSO DE CUIDAR NA PREVENÇÃO DAS ÚLCERAS POR PRESSÃO

Autores

  • Karen Krystine Gonçalves Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Mirian Alves da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2159

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Enfermagem, Prevenção e Controle, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: A úlcera por pressão prolonga a hospitalização, dificultando a recuperação do doente e aumentando o risco para o desenvolvimento de outras complicações, mas é por representarem um acréscimo no sofrimento físico e emocional desses pacientes, que merecem por parte da equipe multiprofissional toda a atenção, no sentido de prevenir o seu aparecimento ou favorecer o seu tratamento. Objetivos: caracterizar a produção de conhecimento sobre a temática prevenção das úlceras por pressão nos últimos dez anos. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, ScIELO e CUIDEN. Utilizaram-se como descritores de assunto, segundo Decs/Saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol: úlcera por pressão OR pressure ulcer OR úlcera por presión; cuidados de enfermagem OR nursing care OR atención de enfermería. Fizeram parte da amostra 37 artigos. Resultados: 75.6% dos artigos são produção em português e 86.4% foram indexados no banco de dados do LILAC´s. O ano de 2009 foi o que apresentou mais publicações com 21.7% dos artigos. Entre as intervenções de enfermagem na prevenção das úlceras por pressão, foram citados: uso de escalas preditivas, mudança sistematizada de decúbito, uso de materiais para alívio da pressão, higienização da pele, entre outros. Conclusão: Sendo as medidas preventivas simples e pertencentes ao conhecimento científico, é de se questionar o motivo da incidência das UP´s serem tão grande em nosso meio. Talvez esteja faltando maior interesse entre os profissionais de saúde em procurar o conhecimento e se comprometer a efetivá-lo e atualizá-lo constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Krystine Gonçalves Brito, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Nefrologia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba/PPGENF/UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tratamento de Feridas. João Pessoa (PB), Brasil.

Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Professora Doutora da Graduação e do PPGENF/UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tratamento de Feridas. João Pessoa (PB), Brasil.

Mirian Alves da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Serviço Social. Professora Associada, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Investigadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tratamento de Feridas, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO