REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXTREMOS ANTROPOMÉTRICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PREVALÊNCIA, RISCOS À SAÚDE E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.3208Palabras clave:
Obesity, malnutrition, child, adolescent, risk factors, socioeconomic factors.Resumen
Introdução: O Brasil vem passando por um processo de transição nutricional na infância e adolescência, marcado pelo aumento das prevalências de obesidade e declínio do baixo peso. Objetivo: Sistematizar achados referentes à prevalência, riscos à saúde e fatores sociodemográficos determinantes dos extremos antropométricos em crianças e adolescentes. Materiais e métodos: Pesquisaram-se trabalhos em bases de dados de acordo com a seguinte estratégia de busca: (“obesidade” OR “desnutrição” OR “adiposidade” OR “índice de massa corporal” OR “pregas cutâneas”) AND (“doenças cardiovasculares” OR “doença crônica” OR “fatores de risco” OR “grupos de risco” OR “mortalidade” OR “fatores socioeconômicos” OR “classe social” OR “condições sociais”), com filtro para a faixa etária pediátrica. Resultados: Foram analisados 39 artigos. No que se refere à obesidade/excesso de adiposidade, os resultados indicaram elevadas prevalências, variando de 13,3% a 40,7%. A obesidade/excesso de adiposidade associou-se com hipertensão, hiperglicemia, dislipidemia e síndrome metabólica. Para o baixo peso/baixa reserva de adiposidade, observou-se variação de 2,1% a 14,9% nas prevalências. Esta condição mostrou-se associada à anemia ferropriva, hipertensão, doença falciforme, hipovitaminose A, problemas de saúde mental, déficit motor, déficit cognitivo e mortalidade precoce. Fatores sociodemográficos foram determinantes dos extremos antropométricos. Conclusões: Observou-se coexistência de elevadas prevalências de obesidade/excesso de adiposidade e prevalências ainda preocupantes de baixo peso/baixa reserva de adiposidade entre crianças e adolescentes. Houve forte associação entre extremos antropométricos e fatores de risco à saúde. Fatores sociodemográficos foram determinantes de ambas as condições e precisam ser considerados em programas que visem o enfrentamento dos extremos antropométricos na infância e adolescência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).