Acolhimento e educação em saúde na sala de espera: avaliação da contribuição das ações para o atendimento odontopediátrico

Autores/as

  • Danielle Tupinambá Emmi Universidade Federal do Pará
  • Mariana Jéssica Mafra Pires Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3643

Palabras clave:

acolhimento, educação em saúde bucal, odontopediatria

Resumen

Objetivo: Identificar como atividades realizadas na sala de espera contribuem para o condicionamento da criança perante o tratamento odontológico, avaliando a percepção dos responsáveis quanto ao conhecimento de saúde bucal, a percepção das crianças quanto aos hábitos de higiene bucal, empatia com o dentista, envolvimento nas atividades propostas e comportamento durante a consulta. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado de março a junho de 2015, com 30 crianças que aguardavam o primeiro atendimento na Clínica Odontológica Integrada Infantil de uma faculdade pública do norte do Brasil. Crianças e responsáveis responderam a um questionário sobre conhecimentos de saúde bucal e a avaliação acerca da empatia com o dentista. Depois, participaram de atividades educativas e lúdicas promovidas na sala de espera, sendo avaliado seu envolvimento nas atividades pela aluna que executava a ação. Após o atendimento clínico, o aluno responsável pelo atendimento foi interrogado a respeito do comportamento da criança durante a consulta odontológica. Resultados: Há carência de conhecimentos básicos de saúde bucal, demonstrada pelasprincipais queixas dos responsáveis para buscar atendimento odontológico para as crianças:ter uma patologia já instalada (66,7%), a utilização de escova compartilhada (6,7%) e a não utilização do fio dental (66,7%). A maioria das crianças (96,6%) mostrou envolvimento satisfatório nas atividades e comportamento tranquilo (80,0%) durante o atendimento. Conclusão: As atividades de promoção de saúde podem contribuir para a aquisição de conhecimentos por parte das crianças e responsáveis, dando-lhes maior autonomia para o autocuidado, além de contribuir para um comportamento menos estressante e mais colaborador no tratamento odontopediátrico.

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Biografía del autor/a

Danielle Tupinambá Emmi, Universidade Federal do Pará

Cirurgiã dentista. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Odontologia (Saúde Coletiva). Doutora em Odontologia (Dentística). Professora da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.

Mariana Jéssica Mafra Pires, Universidade Federal do Pará

Cirurgiã dentista graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2016-05-19