AYAHUASCA – ASPECTOS BOTÂNICOS E FARMACOLÓGICOS AYAHUASCA – BOTANICAL AND PHARMACOLOGICAL ASPECTS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n22.527Palabras clave:
ayahuasca, banisteriopsis caapi, psychotria viridis, harmina, harmalina.Resumen
Há séculos, o chá da ayahuasca vem sendo utilizado por tribos indígenas da Bacia Amazônica e do sul dos Andes com finalidades terapêuticas, mágicas e religiosas. No século passado, surgiram seitas não indígenas que fazem uso deste chá e, por intermédio dessas religiões, este composto vem se difundindo pelo mundo. A ayahuasca é constituída pelo caule classificado como liana da espécie Banisteriopsis caapi e das folhas do arbusto Psychotria viridis. Esses vegetais apresentam potentes alucinógenos em sua composição, como a harmina, a harmalina, a tetrahidroharmina e a N,N-dimetiltriptamina (DMT). Os principais efeitos são alucinações, hipertensão, taquicardia, vômitos e diarreia intensa, caracterizados por usuários como processo de “purificação da alma”. Porém, a ayahuasca tem bases farmacológicas ainda pouco conhecidas, e seu uso pode trazer efeitos nocivos ao organismo, quando combinado com outras substâncias, havendo necessidade de uma maior atenção por parte dos pesquisadores para que se promovam estudos buscando avaliar o potencial tóxico destas substâncias. O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento sobre os principais aspectos botânicos e farmacológicos das plantas constituintes da ayahuasca.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
ARTIGOS DE REVISÃO
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).