PREVALÊNCIA DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ATLETAS PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol16n57.5307Resumen
Introdução: A incontinência urinaria (IU) é caracterizada pela perda involuntária da urina. Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da IU são os exercícios de alta intensidade. Objetivo: Avaliar a prevalência de IU em atletas praticantes de corrida de rua. Metodologia: Estudo do tipo transversal, com amostra de 61 atletas corredores de rua de ambos os sexos. Foram aplicados 3 questionários: o International Consulation on Incontinence Questionnaire – Short Form (ICIQ-SF), King’s health questionnaire (KHQ) e o protection, amount, frequency, adjustment, body (PRAFAB) em seus locais de treinamento. Resultados: 54,7% eram mulheres, idade média de 36,38±12,5. A média de tempo de prática de atividade física foi de 99,2±110,7 meses, os participantes praticavam 84,63±77,4 meses a modalidade de corrida de rua, 67,9% corriam 42 km. A prevalência de IU foi de 49,7% em ambos os sexos. Grande severidade na sintomatologia da IU. Conclusão: prevalência em IU condizente com estudos anteriores, sendo o tipo de IU mais prevalente foi a IUE o que reforça a analise de demais autores. Por meio de nossos achados foi possível evidenciar que o não há um grande impacto na qualidade de vida dos atletas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).