O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol17n62.6023Resumen
OBJETIVO: Verificar se o tempo de prática no Pilates e a prática adicional de outro exercício físico influenciam na aptidão física de idosos praticantes de Pilates. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo transversal foi composto por 60 idosos praticantes de Pilates de estúdios e academias da cidade de Maringá- Paraná, Brasil em 2019. Todas as análises foram realizadas nas próprias academias, sendo as variáveis sóciodemográficas analisadas por meio de um questionário semiestruturado e as capacidades físicas aferidas pela bateria Senior Fitness Test. As análises de dados foram conduzidas por meio da Anova One-Way e do teste t de student independente (p < 0,05). RESULTADOS: Idosos que praticam o Pilates há mais de três anos apresentaram melhor desempenho no teste de alcançar atrás das costas (x = -4,96) em comparação aos idosos que praticam a modalidade entre três e 12 meses (x= -14,43 cm). Ainda, os idosos que praticam apenas o Pilates apresentaram aptidão física semelhante aos idosos que também praticam outro exercício. CONCLUSÃO: Não houve diferenças significantes entre quem pratica outro tipo de exercício físico associado ao Pilates nos diferentes componentes da aptidão física. Porém, o maior volume total de tempo de prática do Pilates, aparentemente, proporciona melhores resultados sobre a flexibilidade de membros superiores de idosos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).