Interiorização do HIV/AIDS no Brasil: Um Estudo Epidemiológico

Autores

  • Cristiane Chaves de Souza Universidade Federal de São João del Rei
  • Luciana Regina Ferreira da Mata Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Universidade Federal de São João del Rei
  • Cissa Azevedo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cássia Regina Gontijo Gomes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz Universidade Federal de São João del-Rei
  • Silmara Elaine Malaguti Toffano Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n35.1798

Resumo

Introdução: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - aids é uma doença infecciosa caracterizada por mudanças em sua evolução. A enfermagem se destaca na assistência ao portador de HIV/aids pelas ações efetivas de promoção e recuperação da saúde, em especial as relacionadas ao vínculo necessário para a adesão à terapêutica antirretroviral. Objetivo: caracterizar o perfil epidemiológico dos portadores de HIV/aids em seguimento no serviço de atendimento especializado de um município mineiro. Método: estudo quantitativo, cuja amostra foi de 204 pacientes. A coleta de dados foi realizada entre novembro/2011 a fevereiro/2012 e consistiu na análise das fichas de notificação do Sistema de Notificação de Agravos Notificáveis. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: 14,7% dos pacientes tinham infecção pelo vírus HIV e 85,3% aids, com média de idade de 39 anos. Houve equivalência na distribuição por sexo para os portadores do HIV. 9% dos pacientes são analfabetos e 37,2% tem menos de 5 anos de estudo. 79,4% contaminaram-se por via sexual e, destes, 66,7% se declararam heterossexuais. Conclusão: pacientes com HIV/aids do município estudado possuem a idade, a heterossexualização, a feminização e a baixa escolaridade como fatores de risco para o HIV/aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Chaves de Souza, Universidade Federal de São João del Rei

Doutoranda em Enfermagem pela EE/UFMG. Professora Assistente II da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Luciana Regina Ferreira da Mata, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Universidade Federal de São João del Rei

Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP/USP. Professora Assistente II da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Cissa Azevedo, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Cássia Regina Gontijo Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunto I da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Silmara Elaine Malaguti Toffano, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunto I da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, MG.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS