Crítica ao determinismo tecnológico: teóricos da sociedade da informação e periódicos de tecnologia

Autores

  • José de Mello Junior Universidade Paulista - UNIP
  • Barbara Heller Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2413

Palavras-chave:

determinismo tecnológico, sociedade da informação, indústria cultural.

Resumo

Os periódicos dedicados à tecnologia nos meios digitais eimpressos exprimem em seus discursos uma posição de apologia aos novoslançamentos da indústria das Tecnologia da Informação e de culto aspersonalidades que a lideram. O objetivo desse artigo é  evidenciar o caráter determinista destediscurso relacionando-o a uma cadeia de validação dos interesses da indústriaem detrimento de outras possibilidades de conformação tecnológica. A teoriacrítica e a crítica genealógica auxiliarão este empreendimento, bem como osrecentes movimentos de contestação deste tipo de hegemonia desenvolvidos pelosCypherpunks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Mello Junior, Universidade Paulista - UNIP

Editor do períódicos Livro  Aberto, revista do Editor e Anuário Editorial Brasileiro. Coordenou a publicação de mais de 150 livro na área de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Participou na década passada do Projeto Sophya da Xerox do Brasi, primeira iniciativa a introduzi o e-book no mercado editorial brasileiro. É doutorando em Comunicação Social e Diretor da CCM Tecnologia.

Barbara Heller, Universidade Paulista - UNIP

Possui graduação em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Laan Mendes de Barros. Atualmente é docente do Mestrado e do Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), parecerista ad hoc da Fapesp. É membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA-Usp e é pós-doutoranda, também na ECA-Usp, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. Participa do grupo de pesquisa Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático. Leciona no curso de Letras, nível graduação, no Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de comunicação e literatura, com ênfase nos seguintes temas: estudos de gênero, estudos culturais, leitura , mídia impressa e identidade.

Downloads

Publicado

2014-03-25