DIÁRIOS ENQUANTO SUPORTE DE MEMÓRIAS: quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (1960), e Diário do fim do mundo, de Maria Nilda de Carvalho Mota (2020)

Quarto de despejo, by Carolina Maria de Jesus (1960), and Diário do fim do mundo, by Maria Nilda de Carvalho Mota (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8487

Palavras-chave:

Memória, Diários, Violência policial

Resumo

Buscamos compreender, por meio da análise textual de dois diários de mulheres pretas e faveladas, Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus, e Diário do fim do mundo (2020), de Maria Nilda de Carvalho Mota, as representações sobre ações policiais na periferia de São Paulo. Analisamos o contexto sociopolítico, o diário como suporte de memórias e de verdades e como gênero literário. Para Carolina de Jesus a polícia garantiu sua sobrevivência, mas para Maria Mota foi o contrário. Sustentamo-nos em teóricos sobre escrita diarística e sobre violência.

 

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Biografia do Autor

Barbara Heller, UNIP

Docente dos programas de mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade Paulista, pós-doutora em Comunicação pela Universidade Metodista, Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Comunicação pela Universidade de São paulo.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Heller, B., Gimenez, K., Mangilli Ayello Nascimento, C., & Freitas Pektovic, R. (2022). DIÁRIOS ENQUANTO SUPORTE DE MEMÓRIAS: quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (1960), e Diário do fim do mundo, de Maria Nilda de Carvalho Mota (2020): Quarto de despejo, by Carolina Maria de Jesus (1960), and Diário do fim do mundo, by Maria Nilda de Carvalho Mota (2020). Comunicação & Inovação, 23(52). https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8487