A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3192Palavras-chave:
Consumo. Literatura. Publicidade.Resumo
O discurso da publicidade contemporânea vem se capilarizando cada dia mais pelos meios de comunicação de massa e se adaptando a novas plataformas midiáticas. Sua lógica de produção se espalha por outros tipos de textualidades difundidas pelas mídias e se sedimenta como uma forma de publicização da vida cotidiana. À semelhança de outros estudos que temos empreendido, vamos investigar, por meio de um texto de ficção da literatura mundial, aspectos do consumo e da retórica da propaganda2. Desta vez, escolhemos, o conto “Escrito na testa”, do italiano Primo Levi. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da teoria literária e da linguagem publicitária serão mobilizados em nossa discussão – levando-nos a compreender, através desta narrativa ficcional, a estratégia de espraiamento da publicidade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 João Anzanello Carrascoza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.