Anotações sobre a pauta do telejornalismo brasileiro: um telejornal bom para cachorro

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3273

Palavras-chave:

Telejornalismo. Valores-notícia. Mudanças Sociais. Organização da Realidade.

Resumo

Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo desenvolvida pelo Laboratório de Leitura Crítica da Mídia da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O foco da análise são as reportagens realizadas sobre animais domésticos no ano de 2014, período marcado por outras notícias de grande impacto. O trabalho parte de considerações sobre aspectos específicos do jornalismo e da questão dos valores-notícia como base para análise da construção da pauta e do espelho dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo, buscando apontar a inclusão da uma nova pauta: os animais de estimação e sua presença na sociedade contemporânea.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC, da Universidade Federal de Goiás. Doutora e mestre em Comunicação   pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharel em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC, da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Temer, A. C. R. P., & Tuzzo, S. A. (2016). Anotações sobre a pauta do telejornalismo brasileiro: um telejornal bom para cachorro. Comunicação & Inovação, 17(33), 79–94. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3273