Manguetown: a cidade de Recife nas canções de Chico Science & Nação Zumbi

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3394

Palavras-chave:

Chico Science & Nação Zumbi. Cidade. Recife.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar canções do grupopernambucano Chico Science & Nação Zumbi(CSNZ) a partir da maneira como descreveme problematizam a cidade de Recife, capital dePernambuco. O grupo foi um dos principais articuladoresdo manguebeat, cena musical e artísticaocorrida nessa cidade no início dos anos 1990.As canções analisadas são dos discos Da lamaao caos (1994) e Afrociberdelia (1996), lançadosantes da morte de Chico Science, em fevereiro de1997. Serão discutidas as formas de apropriação ede narração dos ambientes urbanos, cenários, situaçõessocioeconômicas e personagens urbanospelas canções.

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Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1994) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Lidera o grupo de pesquisa Música, Cultura e Linguagens da Mídia (CNPq) e participa do Núcleo de Pesquisa Memórias do ABC (USCS). É membro seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL). É autor de "Hibridismos Musicais de Chico Science & Nação Zumbi" (Ateliê Editorial, 2007), co-organizador de Mutações da Cultura Midiática (Paulinas, 2009) e tem artigos em diversas revistas acadêmicas e pesquisas envolvendo os seguintes temas: música popular, comunicação, jornalismo cultural, história cultural e a região do ABC paulista.

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Publicado

2015-08-20

Como Citar

Vargas, H. (2015). Manguetown: a cidade de Recife nas canções de Chico Science & Nação Zumbi. Comunicação & Inovação, 16(32), 59–72. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3394