Música e televisão: Uma poética do videoclipe

Autores

  • Herom Vargas USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol1n1.817

Resumo

A intenção deste artigo é mostrar alguns elementos que apresentam o videoclipe como uma linguagem audiovisual auto-suficiente, desautorizando as análises que o vêem como um mero produto repetitivo e superficial da indústria cultural, cuja única função é servir de commodity para a canção popular. Com essa autonomia, queremos demonstrar alguns dos procedimentos criativos do videoclipe, as novas formas de percepção e as dinâmicas da síntese música popular-televisão através de uma noção operativa básica: a sinestesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herom Vargas, USCS

Graduado em História (PUC-SP), Mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e professor de Estética, História da Arte e Cultura Brasileira nos cursos de Comunicação no IMES e na UMESP.

Downloads

Como Citar

Vargas, H. (2011). Música e televisão: Uma poética do videoclipe. Comunicação & Inovação, 1(1). https://doi.org/10.13037/ci.vol1n1.817