Jornalismo hiperlocal: projeto experimental Lupa NH
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.5030Palavras-chave:
Experimental. Jornalismo. Hiperlocal. Tecnologia.Resumo
O projeto experimental visa a elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar e a criação de aplicativo para telefones celulares, estabelecendo a configuração de um ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação para a formação de inteligência social hiperlocal. O espaço geográfico delimitado é o da comunidade de Novo Horizonte (Macapá/AP). O ambiente digital pensado tem como objetivo que moradores, jornalistas, frequentadores e conhecedores da região possam abastecer bases de dados digitais locais a partir de aplicativo para dispositivos móveis customizado e/ ou na Web, possibilitando a formação de datasets com informação estruturada sobre a região. O objetivo principal é a criação de uma esfera pública interconectada, composta pela “coesão coletiva” e pelo processo comunitário de deliberação. A instituição de um ambiente participativo por meio das tecnologias de comunicação conectadas fornece “poder” à comunidade, influenciando a tomada de decisões locais de forma colaborativa, o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informação com o fim de resolver os graves problemas sociais da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Walter Teixeira Lima Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.