Sistemas de recomendação de notícias nas mídias sociais buscam substituir o gatekeeping dos meios de comunicação de massa

Autores

  • Walter Teixeira Lima Junior
  • Cláudia Ferraz Castelo Branco
  • Pablo Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.900

Palavras-chave:

Jornalismo, Mídia Social, Sistema de Recomendação, Colaboração, Gatekeeping

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise sobre as possibilidades de auto-organização da informação, por meio do sistema de recomendação, como utilizado pelo Digg. O estudo compara teoricamente os processos de decisão, que compõem a cadeia de produção de material jornalístico nos meios de comunicação de massa (gatekeeping), com os sistemas mediados por computador (mídias sociais) que utilizam filtros colaborativos, identificando suas potencialidades e inconsistências.

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Biografia do Autor

Walter Teixeira Lima Junior

Pós-doutor em Comunicação e Tecnologia, pela Universidade Metodista de São Paulo - Umesp; doutor em Jornalismo Digital, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP; docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Cláudia Ferraz Castelo Branco

Jornalista; mestre em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero.

Pablo Barbosa

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - Facom/UFBA.

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Como Citar

Lima Junior, W. T., Castelo Branco, C. F., & Barbosa, P. (2010). Sistemas de recomendação de notícias nas mídias sociais buscam substituir o gatekeeping dos meios de comunicação de massa. Comunicação & Inovação, 10(19). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.900