Pós-Modernidade e Comunicação: Dos Meios de Massa aos Meios Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6201

Palavras-chave:

Meios de Comunicação de Massa. Meios de Comunicação digitais. Pós-modernidade.

Resumo

Nesse artigo pretende-se analisar a influência do uso dos meios de comunicação na transformação da sociedade pós-moderna. Tomando-se como foco a passagem da hegemonia do uso dos meios de comunicação de massa, para o aumento do uso dos meios de comunicação digitais, pretende-se entender, à partir das ideias de Marshall Mcluhan, a relação da formação do sujeito pós-moderno e a alteração que o uso desses meios promovem na sociedade. Acredita-se que o sujeito pós-moderno tem apresentado determinadas mudanças em suas características, pois se alterou a relação entre emissão e recepção com o desenvolvimento dos meios digitais, e esse fator pode revelar o quanto o uso dos meios interfere com o desenvolvimento de uma sociedade. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, que busca relacionar Pós-modernidade e a transformação dos meios de comunicação.

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Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012). O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as palavras (2014).

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Publicado

06-02-2020