Presença social como abordagem metodológica em estudos de comunicação política no ambiente virtual: adaptações das categorias instituídas por Rourke
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6238Palavras-chave:
Presença Social, Comunicação Política, Comunicação virtual, Facebook, Metodologia científica.Resumo
Este artigo aborda como a noção de presença social tem sido usada nos trabalhos de comunicação política em ambientes virtuais a partir da categorização de Rourke et. al (2001). Ao se debater o conceito de presença social e constatar a ausência de trabalhos acadêmicos com essa abordagem, resgata-se um estudo que adaptou as categorias instituídas pelos autores para identificar a presença social de políticos no Facebook no contexto de uma campanha eleitoral. A discussão indica o uso da teoria como método inovador de pesquisa, sugerindo a ampliação das categorias a partir da coleta de dados em fóruns virtuais abertos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Arquimedes Pessoni, Rita Donato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.