O imaginário em palimpsesto: um estudo sobre steve jobs como herói tecnológico à luz da psico-história-arquetípica
Palavras-chave:
Imaginário, Palimpsesto, Jornada do Herói, Apple, Steve Jobs, Psico-História Arquetípica.Resumo
Este estudo intenta desvelar a presença de uma forma peculiar de relação com instâncias do sagrado arcaico, nas narrativas sobre o Steve Jobs presentes no imaginário contemporâneo. Optou-se pela utilização do termo palimpsesto, pelo fato de que se trata de um tipo de narrativa que prima pelo apagamento de uma mensagem pela sobreposição imediata de outra. Por meio do método da psico-história-arquetípica sugerido por Carl Gustav Jung, compara-se os momentos da vida de Jobs com o monomito do herói proposto por Joseph Campbell. Como resultado entende-se que Jobs é percebido como um herói, um salvador e um mago pelos tecnofiéis, seguidores da marca Apple o que implica uma remiltologização contemporênea da saga do herói.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jorge Miklos, Leonardo Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.