“Hoje sou um coração pela metade”: mães enlutadas no Facebook e o cotidiano pós-tragédia.
Palavras-chave:
Maternidade, Luto, Redes sociais digitaisResumo
O artigo interpreta práticas de consumo do site de rede social Facebook na composição das experiências da maternidade e da elaboração do luto de quatro mães que perderam seus(as) filhos(as) no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, RS. A partir de uma etnografia para a internet se discute o papel das redes sociais digitais na formulação das emoções e do cotidiano pós-tragédia. O trabalho aponta que, nessas práticas, se entrecruzam sentidos produzidos no compartilhamento da dor com os demais elementos que constituem a vida maternal das interlocutoras. Além disso, indica como as interações no site são conduzidas e interpretadas através das reconfigurações da maternidade diante da tragédia.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-01-21 (2)
- 2021-01-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alice Bianchini Pavanello, Alisson Machado, Sandra Rúbia Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.