Imagens e discursos na imprensa dos Diários Associados em 1942/1943

Autores

  • Priscila F. Perazzo USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.708

Palavras-chave:

Imprensa, Fotojornalismo, Memória

Resumo

Entre 1942 e 1943, jornais dos Diários Associados proferiram um discurso considerado baluarte da retórica humanitária dos Aliados, em reportagens sobre o internamento de prisioneiros do Eixo em campos de concentração brasileiros, envolvendo realidades e representações acerca da idéia de humanitarismo de guerra. Pretendeu-se analisar o discurso dessa imprensa, quanto à possibilidade de construções de imagens políticas, veiculadas à época, desenhando na opinião pública um imaginário político acerca das formas de tratamento de “súditos do Eixo” em campos de concentrações brasileiros durante a II Guerra Mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila F. Perazzo, USCS

Doutora em História Social, docente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Memórias do ABC (USCS); pesquisadora do Proin – Laboratório de Estudos da Memória Política Brasileira (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH-USP).

Downloads

Como Citar

Perazzo, P. F. (2010). Imagens e discursos na imprensa dos Diários Associados em 1942/1943. Comunicação & Inovação, 9(17). https://doi.org/10.13037/ci.vol9n17.708