Fact-checking no combate às fake news sobre a COVID-19: um estudo exploratório das agências digitais de checagem de fatos contra a desinformação da pandemia
Fact-checking in the fight against fake news about COVID-19: an exploratory study of digital fact-checking agencies against pandemic disinformation
Palavras-chave:
Desinformação, Informações falsas, Agências de checagem de fatos, Apuração jornalísticaResumo
As redes sociais digitais não propagam apenas conteúdos propositivos; ao contrário, observamos um processo de desinformação através do espalhamento de informações falsas. As agências digitais de checagem de fatos aparecem como “vacina” contra esse problema, junto a estrate?gias como exclusão de conteúdos e desmonetização dos propagadores. O objetivo deste artigo é investigar a importância dispensada pelas agências de fact-checking Fato ou Fake e Lupa das suas verificações de fake news sobre a COVID-19. Se em janeiro e fevereiro de 2020, períodos iniciais de propagação da doença, as checagens não chegaram a 20% do material produzido, a partir de março, as verificações se voltaram mais para a pandemia, com praticamente duas publicações por dia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-11-03
Edição
Seção
Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Fernandes Teixeira, Allysson Viana Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.