Pandemia da violência contra mulheres: análise de redes semânticas de comentários do Twiter

Analysis of Semantic Networks of Twitter comments

Autores

Palavras-chave:

Covid-19 e isolamento social. Comentários do Twitter. Violência contra a mulher. Análise de Redes Semânticas.

Resumo

Este artigo investiga o debate sobre o machismo e a violência contra a mulher no Twitter em período de isolamento social provocado pela Covid-19.  Para tanto, realizamos uma Análise de Redes Semânticas, por meio do WORDLINK, do corpus selecionado. Como resultado, identificamos três temas centrais: machismo e violência contra a mulher; quarentena e isolamento social; crise na saúde pública e o papel do estado, com linhas discursivas que se conectam em nós e que revelam o caráter panfletário da rede. 

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Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFS. Doutora em Comunicação Social e Pós-doutorado pela Universidad de Sevilla. São Cristóvão-SE, Brasil. 

Aianne Amado, Universidade Federal de Sergipe

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Membro dos grupos de Pesquisa OBSCOM/CEPOS (UFS) e GENI: Gênero e Interseccionalidades na Comunicação (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Pedro Meirelles, Universidade Federal Fluminense

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói / RJ / Brasil. 

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Barreto Malta, R., Amado, A. ., & Meirelles, P. (2020). Pandemia da violência contra mulheres: análise de redes semânticas de comentários do Twiter: Analysis of Semantic Networks of Twitter comments. Comunicação & Inovação, 21(47). Recuperado de https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7257

Edição

Seção

Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia