Publicidade e biopolítica do consumo na pandemia: análise da interface comunicação e saúde no contexto da Covid-19
Advertising and consumption biopolitics in the pandemic: analysis of the Communication and Health interface in the context of Covid-19
Palavras-chave:
Comunicação e Consumo; Saúde; Biopolítica do Consumo.Resumo
Neste artigo, abordamos a interface Comunicação e Saúde, tendo como enfoque as “convocações biopolíticas” (Prado, 2013) na comunicação publicitária produzida pelas marcas Nike e Pão de Açúcar no contexto da pandemia do Covid-19, bem como o deslocamento de uma biopolítica “clássica” (Foucault, 1988) – destinada ao governo de populações – para uma “biopolítica do consumo”, caracterizada pelo autocuidado e pela gestão de si. Para tanto, o referencial teórico que alicerça nossas reflexões mobiliza autores dedicados aos estudos do consumo, da comunicação, da saúde e da biopolítica.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Coimbra: Edições 70, 2010.
FONTENELLE, Isleide. Cultura do Consumo: fundamentos e formas contemporâneas. São Paulo: FGV, 2017.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
______________. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.
________________. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 27 ed. São Paulo: Graal, 2013b.
HOFF, Tânia M. C.. Corpos Discursivos: dos regimes de visibilidade às biossociabilidades do consumo. Coleção Publicidade e Consumo: UFPE, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles. Felicidade paradoxal. 2a ed. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
MILLER, Peter & ROSE, Nikolas. Governando o presente. São Paulo: Paulos, 2012.
PRADO, José L. A. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: EDUC (Editora da PUC/SP), 2013.
ROSE, Nikolas. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2011.
Filmografia
EXPLICANDO...o coronavírus (CORONAVIRUS, Explained). Produção: Sara Masetti e Sam Ellis. EUA: Netflix, 2020.
MONEYBALL: O homem que mudou o jogo (Moneyball). Direção: Bennet Miller. Roteiro: Steven Zaillian e Aaron Sorkin. Trilha Sonora: Mychael Danna. EUA: Sony Pictures, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tânia Marcia Cezar Hoff, Ana Catarina Holtz, Lucas Lopes Fraga
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.