Publicidade e biopolítica do consumo na pandemia: análise da interface comunicação e saúde no contexto da Covid-19
Advertising and consumption biopolitics in the pandemic: analysis of the Communication and Health interface in the context of Covid-19
Palavras-chave:
Comunicação e Consumo; Saúde; Biopolítica do Consumo.Resumo
Neste artigo, abordamos a interface Comunicação e Saúde, tendo como enfoque as “convocações biopolíticas” (Prado, 2013) na comunicação publicitária produzida pelas marcas Nike e Pão de Açúcar no contexto da pandemia do Covid-19, bem como o deslocamento de uma biopolítica “clássica” (Foucault, 1988) – destinada ao governo de populações – para uma “biopolítica do consumo”, caracterizada pelo autocuidado e pela gestão de si. Para tanto, o referencial teórico que alicerça nossas reflexões mobiliza autores dedicados aos estudos do consumo, da comunicação, da saúde e da biopolítica.
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Referências
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Filmografia
EXPLICANDO...o coronavírus (CORONAVIRUS, Explained). Produção: Sara Masetti e Sam Ellis. EUA: Netflix, 2020.
MONEYBALL: O homem que mudou o jogo (Moneyball). Direção: Bennet Miller. Roteiro: Steven Zaillian e Aaron Sorkin. Trilha Sonora: Mychael Danna. EUA: Sony Pictures, 2011.
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