Tá rindo do quê? O reforço de estereótipos através dos memes durante a pandemia da COVID-19

the reinforcement of stereotypes through memes during the COVID-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.8013

Palavras-chave:

Memes, Estereótipos, Comunicação

Resumo

Em meio à pandemia da COVID-19, o acesso a fontes confiáveis de informação se torna cada vez mais necessário para mantermo-nos atualizados sobre as últimas notícias acerca da doença. Em um momento já preocupante e estressante, analisamos neste artigo o compartilhamento de memes de internet como uma ferramenta, não apenas de exposição de valores e opiniões, mas também de reforço de estereótipos e preconceitos, que podem contribuir para um aumento e o surgimento de novas tensões e discursos de ódio. Por meio de uma análise conjunta de autores como Bakhtin, Bosi, Lippman e Lotman, estabelecemos uma discussão acerca dos processos comunicacionais e ideológicos presentes no compartilhamento e produção dessas mensagens, e observamos alguns dos efeitos que conteúdos desse tipo podem causar na sociedade, como a disseminação de preconceitos e os ataques ao povo chinês e seus descendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietro Giuliboni Nemr Coelho, ESPM

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2021 - em andamento). Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (2016) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela ESPM (2012). Linha de Pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Membro do grupo de pesquisa CNPq - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CICO)

Marcia Perencin Tondato, ESPM

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Publicidade (1992) pela UMESP. Estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (2015). Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP. Linha de Pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CICO).

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BOSI, Eclea. A opinião e o estereótipo. Contexto. São Paulo: Hucitec, n.2. mar. 1977. p.98.

CHAGAS, Viktor. A febre dos memes de política. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n.1, p.1-26, Jan./Abr., 2018.

GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os Memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, v.12, n.2, p.185-208, Jul./Dez., 2016.

LIPPMANN, Walter. Estereótipos. In: STEINBERG, Charles S. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972.

LOTMAN, Iuri. Acerca de la semiosfera. In:__________ La Semiosfera, vol. 1. Madrid: Cátedra, 1999.

NUNES, Mônica. Passagens, Paragens, Veredas: Semiótica da Cultura e Estudos Culturais. In: SANCHES, Tatiana. Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: Senac, 2011.

SOUZA, Ronivaldo Moreira de. O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva. Galáxia, São Paulo, n.42, p.176-188, Set./Dez., 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-03