O NORTE BRASILEIRO NARRADO: passeios dramatúrgicos e identitários por uma região sub-representada pela telenovela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n53.8583

Palavras-chave:

comunicação e consumo, identidades socioculturais, telenovela

Resumo

Propomos que as escolhas dos cenários para as telenovelas evidenciam relações de poder e desigualdades inter-regionais no Brasil, pelo fato de que determinadas regiões, detentoras de uma hegemonia sociocultural e midiática, costumam ser mais representadas ficcionalmente que outras. Nesse contexto, chamamos atenção para uma sub-representação do Norte, já que, nas duas primeiras décadas deste século, apenas três novelas da Rede Globo foram ambientadas na região. Frente a essa sub-representação, buscamos entender de que maneira as obras exploram e concebem o Norte em termos identitários.

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Biografia do Autor

Leonardo Santana dos Santos Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Bolsista Prosup/CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO) e Comunicação, Linguagens, Discursos e Memória na Amazônia, ambos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Marcia Perencin Tondato, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduada em Publicidade e Pro-paganda também pela Umesp. Docente-titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pesquisadora-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2022-12-19