Consumo de informações acadêmicas: um estudo sobre o hábito de leitura de periódicos nas áreas de Comunicação e Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8143Palavras-chave:
TIC, Comunidades de práticas, Hábitos de leitura, Periódicos acadêmicos, Áreas de comunicação e interdisciplinarResumo
O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação levou a mudanças evidentes na forma de lidar com o consumo de informações em geral. Como pesquisadores tem lidado com isso? Este artigo tem por objetivo avaliar as mudanças do hábito de leitura de periódicos acadêmicos em comunidades de práticas das áreas de Comunicação e Interdisciplinar, a partir de um questionário respondido por 336 integrantes dessas comunidades em todo o país.
Downloads
Referências
BELL, DANIEL. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. [s.l.]: Cultrix, 1973.
BROSSARD, D. New media landscapes and the science information consumer. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 110, n. Supplement_3, p. 14096–14101, 2013.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Critérios Gerais e Princípios do Modelo de Qualis Referência. 2020.
CASTELLS, Manuel; JOSCELYNE, Vera Lúcia Mello. O poder da comunicação. 2a edição. [s.l.]: Paz & Terra, 2016.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. 1a edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CENDÓN, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia Ameno; CHAVES, Consuelo Joncew. Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes. Inf. & Soc.:Est., JoãoPessoa, v.24, n.3, p. 29-48, set./dez. 2014.
Cetic.br; Nic.br; Cgi.br. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2020.
COLEMAN, Stephen. Can The Internet Strengthen Democracy? 1a edição. [s.l.]: Polity, 2017.
COUPER, M. P.; MILLER, P. V. Web Survey Methods: Introduction. Public Opinion Quarterly, v. 72, n. 5, p. 831–835, 2008.
COUPER, M. P.; MILLER, P. V. Web Survey Methods: Introduction. Public Opinion Quarterly, v. 72, n. 5, p. 831–835, 2008.
DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Statistics without maths for psychology. Seventh Edition. New York: Pearson, 2017.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 1a edição. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
Grupo de Mídia SP. Mídia Dados 2019. Disponível em: <https://www.gm.org.br/midia-dados-2019>. Acesso em: 5 nov. 2020.
HALL, Stuart; SILVA, Tomaz Tadeu da; LOURO, Guacira Lopes. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 12a edição. [s.l.]: Lamparina, 2019.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. 25a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
JARREAU, Paige Brown; PORTER, Lance. Science in the Social Media Age: Profiles of Science Blog Readers. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 95, n. 1, p. 142–168, 2018.
KANTAR; IBOPE. Dimension 2020. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/dimension-2020/>. Acesso em: 5 nov. 2020.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: Novas teorias sobre o mundo contemporâneo. 1a edição. [s.l.]: Zahar, 1997.
LYOTARD, Jean-Francois. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
MARTINS, Fernanda; PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. Procedimentos de pesquisa: alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguístico de realidades concretas. Letras de Hoje, v. 50, n. 1, p. 7–12, 2015.
MOHAMMADI, Ehsan; THELWALL, Mike; HAUSTEIN, Stefanie; et al. Who reads research articles? An altmetrics analysis of Mendeley user categories. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 9, p. 1832–1846, 2015.
REDLINE, Cleo. Clarifying Categorical Concepts in a Web Survey. Public Opinion Quarterly, v. 77, n. S1, p. 89–105, 2013.
SMITH, Amy E. Knowledge by association: communities of practice in public management. Public Administration Quarterly, v. 40, n. 3, p. 655–689, 2016.
THOMPSON, John B. Mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 15a edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. [s.l.: s.n.], 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Octavio Penna Pieranti, Juliano Domingues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.