COMUNICAÇÃO E DISCURSO POLÍTICO EM TEMPOS DE CRISE: o uso do Twitter por presidentes sul-americanos na pandemia da Covid-19
The use of Twitter by South American presidents in the Covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8169Palavras-chave:
Comunicação Política, Covid-19, Redes Sociais DigitaisResumo
O presente artigo busca compreender de que forma o Twitter foi utilizado por presidentes sul-americanos durante a pandemia da Covid-19, já que os agentes políticos ocupam uma centralidade na comunicação política, principalmente nesses momentos de crise. Foram coletados tweets no período de dois meses. Os líderes selecionados foram: Jair Bolsonaro (Brasil), Sebastian Piñera (Chile), Alberto Fernández (Argentina) e Nicolás Maduro (Venezuela). O Twitter foi usado com intensidade por todos eles, que focaram nas medidas tomadas para conter o avanço do Coronavírus e na rotina de trabalho relacionada ao tema.
Downloads
Referências
AJZENMAN, N.; CAVALCANTI, T.; DA MATA, D. More Than Words: Leaders’ Speech and Risky Behavior during a Pandemic. SSRN Electronic Journal, 2020.
BARROS, Najara. A Internet como Ambiente de Comunicação Pública: Uma Análise do Perfil do Governo de Sergipe no Twitter. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão. 2014.
BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, v. 3, p. 189-217, 2002.
CARDOSO, N. P.; OLIVEIRA, P. A. De; MASSUCHIN, M. G. Campanha permanente e prestação de contas nas redes sociais : uma análise das páginas dos governadores brasileiros no Facebook e das perspectivas de engajamento dos cidadãos. Encontro Anual da ANPOCS, 44, [s. l.], n. 44, 2020.
CARREIRO, Rodrigo; MATOS, Eurico. Presidente eleito, e agora? Analisando as estratégias de comunicação digital no Twitter do Governo de Jair Bolsonaro. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Democracia do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VIII COMPOLÍTICA), realizado na Universidade de Brasília (UnB), de 15 a 17 de maio de 2019.
CECCOBELLI, D.; NORMALE, S. Political Leadership Styles: The Main Political Leaders of 31 Countries on Facebook. ECPR Joint Sessions conference. Universidade de Pisa. 2016.
ENLI, G. S.; SKOGERBØ, E. Personalized Campaigns in Party-Centred Politics. Information, Communication & Society, v. 16, n. 5, p. 757–774, 2013.
GARZIA, Diego. The personalization of politics in Western democracies: Causes and consequences on leader–follower relationships. The Leadership Quarterly, v. 22, n. 4, p. 697-709, 2011.
GRAHAM, M. W.; AVERY, E. J.; PARK, S. The role of social media in local government crisis communications. Public Relations Review, [s. l.], v. 41, n. 3, p. 386–394, 2015.
GRANT, W. J.; MOON, B.; BUSBY GRANT, J. Digital Dialogue? Australian Politicians’ use of the Social Network Tool Twitter. Australian Journal of Political Science, [s. l.], v. 45, n. 4, p. 579–604, 2010.
MANFREDI-SÁNCHEZ, J. L.; AMADO-SUÁREZ, A.; WAISBORD, S. Twitter presidencial ante la COVID-19: Entre el populismo y la política pop. Comunicar. v. 29, n. 66, p. 84–94, 2021.
MCALLISTER, Ian. The personalization of politics. In: The Oxford handbook of political behavior. Oxford University Press, 2007.
MATOS, Eurico Oliveira; DOURADO, Tatiana Maria; MESQUITA, Pedro. @ dilmabr NO IMPEACHMENT: uma análise das estratégias de comunicação política de Dilma Rousseff no Twitter. Comunicação & Sociedade, v. 39, n. 3, p. 61-77, 2017.
MCLAUGHLIN, B.; VELEZ, J. A. Imagined Politics: How Different Media Platforms Transport Citizens Into Political Narratives. Social Science Computer Review, v. 37, n. 1, p. 22–37, 2019.
MESQUITA, Pedro. A Comunicação Política em Redes Digitais: Um Estudo de Caso do Uso do Facebook Por Governadores de Estado do Brasil. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2018.
ROSSINI, P. G.; LEAL, P. R. F. Os perfis de presidentes latino-americanos no Twitter: desafios da representação política no contexto da desintermediação comunicacional. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 96–119, 2012.
RUFAI, S. R.; BUNCE, C. World leaders’ usage of twitter in response to the COVID-19 pandemic: A content analysis. Journal of Public Health. v. 42, n. 3, p. 510–516, 2020.
TOURISH, D. Introduction to the special issue: Why the coronavirus crisis is also a crisis of leadership. Leadership, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 261–272, 2020.
VAN KESSEL, S.; CASTELEIN, R. Shifting the blame. Populist politicians’ use of Twitter as a tool of opposition. Journal of Contemporary European Researchx, v. 12, n. 2, p. 594–614, 2016.
WAISBORD, S.; AMADO, A. Populist communication by digital means: presidential Twitter in Latin America. Information, Communication & Society, [s. l.], v. 20, n. 9, p. 1330–1346, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Carreiro, Pedro Mesquita, Rodrigo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.