O que é estratégia? Um estudo em notícias sobre negócios e em textos institucionais de grandes empresas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol23n51.8419

Palavras-chave:

comunicação organizacional, estratégia organizacional, análise semântica

Resumo

Neste artigo, discutimos a relação entre a comunicação e a estratégia organizacional, enfatizando a produção de sentidos sobre a estratégia em notícias e reportagens publicadas na revista Exame e em textos institucionais de grandes empresas brasileiras. Aplicamos a técnica de análise semântica com o intuito de explorar a condensação de sentidos em formas semânticas. Os resultados indicam sentidos sobre a estratégia organizacional que são produzidos na relação entre os sistemas organizacionais e o sistema dos meios de comunicação, constituindo uma semântica própria para a comunicação da estratégia.

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Biografia do Autor

Victor Laus-Gomes

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Pesquisa desenvolvida no âmbito do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia, Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq/UCB, com o apoio do CNPq (Chamada Universal MCTI/CNPq No
01/2016).

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Publicado

2022-04-29