MERCANTILIZAÇÃO DA CHECAGEM NAS AGÊNCIAS CHEQUEADO E LUPA NA AMÉRICA LATINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n53.8624

Palavras-chave:

Fact-checking, Modelo de Negócio, Economia Política do Jornalismo

Resumo

O presente artigo aborda as estratégias e os negócios das duas principais agências de fact-checking na América Latina: Lupa (Brasil) e Chequeado (Argentina). Partindo de um estudo comparativo das agências, o trabalho consiste em verificar a mercantilização da checagem para empresas de jornalismo e outras organizações.  Com base nos resultados, o artigo revela que o fact-checking na América Latina é um modelo de negócio adotado pelas iniciativas, que promove o empreendedorismo jornalístico e atua ao mesmo tempo, no combate à desinformação e na defesa pela democracia.

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Biografia do Autor

Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí- Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM)

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membra do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Jornalista. Bolsista CAPES 

Maria Clara Aquino Bittencourt, UNISINOS

É Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenadora do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC) e pesquisadora do CNPq Nível 2.

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Publicado

2022-12-19