O PAPEL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NO NO CONTEXTO DA MIDIATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238805

Palavras-chave:

Assessoria de comunicação, Jornalismo, Midiatização

Resumo

No contexto da midiatização – marcado pela conectividade e pela convergência –, a mediação entre as empresas e a sociedade não se dá apenas pelos meios de comunicação de massa tradicionais. Considerando isso, o objetivo deste artigo é discutir o papel da assessoria de comunicação nesse contexto. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, tendo sido empregados pressupostos de autores como Andreas Hepp, Nick Couldry, Mark Deuze e Henry Jenkins. Conclui-se que a assessoria de comunicação tem se aproximado da esfera da comunicação mercadológica, dialogando com o marketing e a publicidade.

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Biografia do Autor

Raphael Moroz Teixeira, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Comunicação e Linguagens (linha de pesquisa: Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais) pela Universidade Tuiuti do Paraná (2020) e membro do grupo de pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM), da mesma universidade. Além disso, é bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2010) e em Psicologia (2016) pela Universidade Positivo e possui especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012), em Gestão da Comunicação Organizacional pela FAE Business School (2017) e em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020). É autor dos livros "Algemadas - A trajetória de mães que adoeceram com a dependência química dos filhos" (Ed. Íthala) e "Expressão Oral - Como se comunicar bem em diferentes contextos" (Ed. InterSaberes). Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: midiatização; jornalismo; comunicação organizacional; assessoria de comunicação.

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1989), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com pesquisa em Mídia e Conhecimento. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, educação, comunicação organizacional e comunicação audiovisual. Atualmente, exerce a função de coordenadora do PPGCom/UTP. É diretora científica da Abrapcorp (gestão 2022-2024). Líder do Grupo de Pesquisa 'APURA VERDADE - investigação para o combate à desinformação' e membro do GP 'INCOM - Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais'. Também ministra aulas e desenvolve pesquisa em cursos de graduação da área de Comunicação no Centro Universitário Internacional - Uninter.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Teixeira, R. M., & Fort, M. C. (2023). O PAPEL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NO NO CONTEXTO DA MIDIATIZAÇÃO. Comunicação & Inovação, 24, e20238805. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238805