DECOLONIALISMO NOS INDIE GAMES BRASILEIROS: história e imaginário em Dandara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238974

Palavras-chave:

indie game, decolonialismo, Brasil

Resumo

Este trabalho discute os indie games no Brasil em sua relação com o decolonialismo a fim de destacar a importância dos jogos independentes para a re-inscrição de narrativas historicamente apagadas. Para delimitar a análise, faremos um percurso pela narrativa do jogo Dandara, lançado pelo estúdio Long Hat House em 2018. Nele buscaremos compreender e estabelecer relações com diferentes aspectos referentes à história e à cultura brasileira. Como dispositivo analítico traremos elementos da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand para enfatizar determinados elementos narrativos e seus empregos no jogo.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Martins Maia, PUC-Campinas

Bacharel em Letras e Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil. 

Tarcisio Torres Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do mestrado em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres. 

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Martins Maia, A. F., & Torres Silva, T. (2023). DECOLONIALISMO NOS INDIE GAMES BRASILEIROS: história e imaginário em Dandara. Comunicação & Inovação, 24, e20238974. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20238974