O SALUTARISMO NA CULTURA POP: Performance e biopolítica em relatos de celebridades no uso do Ozempic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259801

Palavras-chave:

performance, salutarismo, cultura pop, celebridades, saúde

Resumo

Entende-se a noção de salutarismo, ou seja, a formação de uma nova "consciência de saúde", implicada na emergência de um regime estético salutarista fortemente amparado na imagem e na cultura performática, em que celebridades são importantes atores sociais na consolidação do biopoder. Analisa-se a popularização e a performatização do uso do Ozempic por celebridades como a intensificação do processo de aparição de "novos peritos" na biomedicina. O objetivo é conectar os estudos sobre corpo e biopoder aos de Performance e Cultura Pop na formação de quadros complexos para análises comunicacionais.

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Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife - Brasil

Professor e pesquisador do Departamento Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop/ CNPq). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista produtividade em pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Lívia Pereira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife - Brasil

Mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE).

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Soares, T., & Pereira, L. M. D. (2025). O SALUTARISMO NA CULTURA POP: Performance e biopolítica em relatos de celebridades no uso do Ozempic. Comunicação & Inovação, 26, e20259801. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259801