ESTRATÉGIAS RETÓRICAS PARA A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM QUANDO SOB ATAQUE

Autores

  • Vilma Lemos USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol3n5.505

Palavras-chave:

Imagem Pública, Estratégias Retóricas, Restauração da Reputação

Resumo

Como a imagem pública que apresentamos socialmente é algo com que nos preocupamos constantemente, procuraremos, neste artigo, observar que estratégias retóricas são ativadas quando essa imagem é afetada e de que recursos as pessoas se utilizam para retaurar a face diante das agressões verbais a que são sujeitas.
As análises feitas em texto de mídia apóiam-se nos estudos de Benoit (1995) para Restauração da Imagem, Goffman (1967) com a Teoria da Face e Brown & Levinson (1987) com a Teoria da Polidez. Apontam para alguns resultados mais freqüentes dentre as várias estratégias de restauração da reputação como: negação do fato, ataque aos acusadores, pedido de desculpas pela má conduta, transferência da culpa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vilma Lemos, USCS
    Professora do Centro Universitário de São Caetano do Sul - IMES, do Ensino Médio da Fundação Santo André e da Rede Pública de Ensino. Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP.

Downloads

Como Citar

ESTRATÉGIAS RETÓRICAS PARA A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM QUANDO SOB ATAQUE. (2010). Comunicação & Inovação, 3(5). https://doi.org/10.13037/ci.vol3n5.505

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)