Narrativas identitárias, autorismo e a canção popular no cinema: Clara e a música em Aquarius

Authors

  • Rodrigo Carreiro UFPE
  • Breno Alvarenga Federal University of Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6069

Keywords:

Narrativa identitária, canção popular, trilha sonora

Abstract

A partir de uma reflexão sobre a relação entre a música e os processos de construção de narrativas identitárias, este artigo procura investigar de que modo as canções populares podem ser capazes também de ajudar a construir narrativas identitárias ficcionais, em especial nos meios audiovisuais. Analisando o uso de canções para a construção da personagem Clara, no filme Aquarius (2016), procuraremos mostrar como a escuta dessas canções evidencia traços de sua personalidade, além de delinear também uma marca de autoria cinematográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rodrigo Carreiro, UFPE
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (RJ), e é Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.
  • Breno Alvarenga, Federal University of Pernambuco
    Breno Alvarenga é mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e tem graduação em Comunicação pela UFMG.

Published

2019-11-26

How to Cite

Narrativas identitárias, autorismo e a canção popular no cinema: Clara e a música em Aquarius. (2019). Comunicação & Inovação, 20(44). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6069

Most read articles by the same author(s)