AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n46.6388

Keywords:

Fact-checking. Modelo de Negócio. Economia Política do Jornalismo

Abstract

Mais de 188 sites especializados em fact-checking em mais de 60 países, conforme o mais recente registro do Duke Reporters' Lab. Desse número, 52% dos verificadores fazem parte de uma organização midiática, enquanto outros integram organizações autônomas, com fins lucrativos. Partindo disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a mercantilização das checagens da Agência Lupa para veículos de comunicação, com base na Economia Política do Jornalismo (EPJ), a fim de promover uma reflexão acerca da apuração jornalística que vem sendo realizada por agências independentes com fins lucrativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM)
    Doutora em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM/UFPI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI.
  • Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM)
    Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membra do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM).

Published

2020-07-09

How to Cite

AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET. (2020). Comunicação & Inovação, 21(46). https://doi.org/10.13037/ci.vol21n46.6388

Most read articles by the same author(s)