AUTOMAÇÃO DO TRABALHO NAS RELAÇÕES PÚBLICAS SEGUNDO EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259775Keywords:
public relations, automation, digital communicationAbstract
A pesquisa investiga a automação do trabalho e suas condições gerais no setor de Relações Públicas segundo egressos do curso da Universidade de Londrina. A partir da análise do trabalho na forma histórica do capitalismo, do processo de automação das especificidades na comunicação, a pesquisa visa entender como ocorre o trabalho desses egressos e como a tecnologia o impacta. Acredita-se que o universo de estudo demonstra contradições inerentes ao processo de desenvolvimento tecnológico e subsunção do trabalho. Por meio da técnica de pesquisa de opinião, os dados coletados apontam repetitividade, empregos rotativos e salários baixos.
Downloads
References
BASSO, L. Z. Inserção dos egressos do curso de Relações Públicas da UFRGS no mercado de trabalho. 2019. Monografia (Bacharel em Relações Públicas) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
BOLAÑO, C. Trabalho intelectual, comunicação e capitalismo. A re-configuração do fator subjetivo na atual reestruturação produtiva. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 11, p. 53-78, 2002.
MARQUES, D. Conheça as graduações que as pessoas mais se arrependem de terem feito. Educa Mais Brasil. [S. l] 2022. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/conheca-as-graduacoes-que-as-pessoas-mais-se-arrependem-de-terem-feito>. Acesso em: 05 dez. 2023.
MARTINS, T. C.; OLIVEIRA, V. S.; PONS, M. E. D. O mercado de trabalho em Relações Públicas: estudo sobre o cenário da atividade trabalhista formal no Brasil (2013-2018). Revista Internacional de Relaciones Públicas, v. 11, n. 21, p. 145-166, 2021.
OLIVEIRA, A. H. A. As tecnologias da informação e da comunicação e o trabalho intelectual docente na Universidade Federal de Sergipe. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
VALENTE, Jonas. Tecnologia Informação e Poder: Das Plataformas Online aos Monopólios Digitais. p. 359. Tese de Doutorado - Universidade de Brasília, Brasíli, 2019
VERGILI, R. Relações públicas, mercado e redes sociais. São Paulo: Summus, 2014.
WIESENBERG, M.; MORENO, A. Communication practitioners' perceptions of big data and automation: a comparative study between Europe and Latin America. Revista Internacional De Relaciones Públicas, v. 10, n. 19, p. 29-48. 2020.
SANTOS, T. Ciência, mudança tecnológica e acumulação de capital. In: Revolução Científico-Técnica e Capitalismo Contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 53-60.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

