REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10045

Palavras-chave:

Representações sociais, violência contra a mulher, Educação

Resumo

A violência contra a mulher está enraizada na sociedade sendo legitimada historicamente por elementos culturais e sociais. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca do que tem sido produzido em periódicos brasileiros, através da plataforma Scielo, sobre as representações sociais e sua intersecção com a violência contra às mulheres, na área da educação. O conceito da Teoria das Representações Sociais (TRS) provém da psicologia social e o compreendemos em síntese como um conhecimento socialmente partilhado. Os artigos selecionados apontam a necessidade de estratégias educativas e formativas sobre a temática a serem implementadas na sociedade, sobretudo a profissionais que atendem mulheres em situação de violência. No entanto, a maioria das pesquisas descritas nos artigos não pertenciam ao campo da educação e sim, à área da saúde,  percebendo-se assim um terreno fértil de pesquisa a ser explorado no Brasil. 

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Biografia do Autor

  • Desirée de Oliveira Pires, Universidade Federal de Pelotas

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em História Licenciatura (FURG). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). 

  • Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

  • Letícia Silva, Universidade Federal de Pelotas

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação (CNPq). 

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Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO