INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDO DA LEI DE LAMBERT-BEER A PARTIR DE UM CIRCUITO MONTADO COM FOTORESISTOR LDR

Yuri Alexandre Meyer, Edivaldo Luis de Souza, Luis Fernando de Ávila, Gabriel Giovanini Artero, Júlia Irmes Borges, Jonatas Rios dos Santos, Liz Capelli Soares da Costa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo central mostrar a construção de um aparato experimental de baixo custo e de materiais de fácil aquisição para o estudo da Lei de Lambert-Beer no Ensino Médio. Este trabalho foi caracterizado como uma Iniciação Científica (IC) no ensino médio, no qual os alunos aprenderam sobre a metodologia científica de uma IC a nível de graduação. Nesta construção é proposto um circuito simples montado através de uma fonte, um fotoresistor (LDR) e um LED, sendo que este circuito substitui a necessidade de detectores comerciais de alto custo. As análises foram realizadas utilizando-se solução de corante alimentício verde previamente preparada. Inicialmente é apresentada uma introdução sobre a necessidade de aulas experimentais com materiais de fácil aquisição e de baixo custo. Posteriormente são apresentados os conceitos teóricos da Lei de Lambert-Beer, a proposta de construção do equipamento e por fim dedicamos uma seção com as perspectivas dos alunos e considerações finais. Nesta prática experimental, pôde-se mostrar que a absorbância é diretamente proporcional às diferentes concentrações da solução, e inversamente proporcional à transmitância. Trata-se de uma proposta experimental interdisciplinar entre a Física e a Química.

 


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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.4992

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