INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDO DA LEI DE LAMBERT-BEER A PARTIR DE UM CIRCUITO MONTADO COM FOTORESISTOR LDR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.4992Palavras-chave:
Fotoresistor., Lei de Lambert-Beer.Resumo
Este trabalho tem como objetivo central mostrar a construção de um aparato experimental de baixo custo e de materiais de fácil aquisição para o estudo da Lei de Lambert-Beer no Ensino Médio. Este trabalho foi caracterizado como uma Iniciação Científica (IC) no ensino médio, no qual os alunos aprenderam sobre a metodologia científica de uma IC a nível de graduação. Nesta construção é proposto um circuito simples montado através de uma fonte, um fotoresistor (LDR) e um LED, sendo que este circuito substitui a necessidade de detectores comerciais de alto custo. As análises foram realizadas utilizando-se solução de corante alimentício verde previamente preparada. Inicialmente é apresentada uma introdução sobre a necessidade de aulas experimentais com materiais de fácil aquisição e de baixo custo. Posteriormente são apresentados os conceitos teóricos da Lei de Lambert-Beer, a proposta de construção do equipamento e por fim dedicamos uma seção com as perspectivas dos alunos e considerações finais. Nesta prática experimental, pôde-se mostrar que a absorbância é diretamente proporcional às diferentes concentrações da solução, e inversamente proporcional à transmitância. Trata-se de uma proposta experimental interdisciplinar entre a Física e a Química.
Downloads
Referências
GONÇALVES, F.P.; MARQUES, C.A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação
no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11(2), pp. 219-238, 2006.
MOREIRA, A.F.; SANTOS, S.R.B.; COSTA JUNIOR, A.G. Construção
e caracterização de um fotômetro destinado ao uso de aulas experimentais de química sobre a lei de
Beer-Lambert. HOLOS, ano 32, v. 2, 2016.
RAUBER, A. G.; QUARTIERI, M. T.; DULLIUS, M. M. Contribuições das atividades experimentais
para o despertar científico de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia,
v.10, n.1, 2017. Disponível em: <https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5717>. Acesso
em: 01 jun. 2017.
REGINALDO, C.C; SHEID, N.J.; GÜLLICH, R.I. da C. O ensino de ciências e a experimentação. In:
ANPED SUL SEMINÁRIO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais
Eletrônicos... 2012. Disponível em:
paper/view/2782/286>. Acesso em: 27 maio 2017.
REZENDE, S.M. Materiais e dispositivos opto- eletrônicos. In: REZENDE, S.M. A Física de materiais e
dispositivos eletrônicos. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 1996, pp 281-363.
SÉRÉ, G.M.; COELHO, S.M.; NUNES, A.D. O papel da experimentação no ensino da Física. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, Abril de 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Yuri Alexandre Meyer, Edivaldo Luis de Souza, Luis Fernando de Ávila, Gabriel Giovanini Artero, Júlia Irmes Borges, Jonatas Rios dos Santos, Liz Capelli Soares da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND