INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDO DA LEI DE LAMBERT-BEER A PARTIR DE UM CIRCUITO MONTADO COM FOTORESISTOR LDR

Autores

  • Yuri Alexandre Meyer Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Colégio Jandyra
  • Edivaldo Luis de Souza Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Colégio Jandyra
  • Luis Fernando de Ávila Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Gabriel Giovanini Artero Colégio Jandyra
  • Júlia Irmes Borges Colégio Jandyra
  • Jonatas Rios dos Santos Colégio Jandyra
  • Liz Capelli Soares da Costa Escola Secundária Oliveira Júnior - São João da Madeira - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.4992

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central mostrar a construção de um aparato experimental de baixo custo e de materiais de fácil aquisição para o estudo da Lei de Lambert-Beer no Ensino Médio. Este trabalho foi caracterizado como uma Iniciação Científica (IC) no ensino médio, no qual os alunos aprenderam sobre a metodologia científica de uma IC a nível de graduação. Nesta construção é proposto um circuito simples montado através de uma fonte, um fotoresistor (LDR) e um LED, sendo que este circuito substitui a necessidade de detectores comerciais de alto custo. As análises foram realizadas utilizando-se solução de corante alimentício verde previamente preparada. Inicialmente é apresentada uma introdução sobre a necessidade de aulas experimentais com materiais de fácil aquisição e de baixo custo. Posteriormente são apresentados os conceitos teóricos da Lei de Lambert-Beer, a proposta de construção do equipamento e por fim dedicamos uma seção com as perspectivas dos alunos e considerações finais. Nesta prática experimental, pôde-se mostrar que a absorbância é diretamente proporcional às diferentes concentrações da solução, e inversamente proporcional à transmitância. Trata-se de uma proposta experimental interdisciplinar entre a Física e a Química.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Alexandre Meyer, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Colégio Jandyra

Atualmente é aluno de doutorado da UNICAMP. Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Mestrado em Tecnologia - área de concentração Ciência dos Materiais na UNICAMP, onde desenvolveu o projeto "Medida de auto-difração de materiais fotossensíveis utilizando um espelho piezoelétrico num interferômetro de Lloyd", sob supervisão do professor Dr. Luis Fernando de Avila. Durante o ano de 2014 realizou iniciação científica na área de Física-Matemática, sob supervisão do matemático búlgaro, Prof. Dr. Yuri Dimitrov Bozhkov. No período de 2010 a 2011 foi bolsista de iniciação científica pela FAPESP na área de Física da Matéria Condensada, cujos orientadores foram os professores Dr. Vítor Colucci e Dr. Varese Timóteo. Também ministra aulas de Física nos colégios Anglo Limeira e Jandyra.

Edivaldo Luis de Souza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Colégio Jandyra

Bacharel, licenciado e mestre em física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em física pela UNICAMP em 2010. De 2010 a 2011 foi pesquisador de Telecomunicações na Fundação CPqD. Atua na área de física experimental com ênfase em óptica. Experiência em técnicas de interferometria, holografia, detecção síncrona, litografia óptica e holográfica, espectrofotometria, radiometria, medidas de índice de refração, Caracterização de fibras ópticas e microscopias óptica e eletrônica de varredura. Desde 2012 é professor Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO