O PAPEL DOS AVÓS NOS CUIDADOS COM A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5092Resumo
A relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários à 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Adriana Maria de Figueiredo, Oliveira Jr. de Oliveira José Antonio, Armanda Resende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND