O PAPEL DOS AVÓS NOS CUIDADOS COM A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DAS CRIANÇAS

Autores

  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim
  • Adriana Maria de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Oliveira Jr. de Oliveira José Antonio Universidade Federal de Ouro Preto
  • Armanda Resende Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5092

Resumo

A relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários à 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP, mestrado em História pela UNESP, doutorado em Ciencias Humanas - Sociologia e Política pela UFMG . Tem experiência nas áreas de metodologia científica e Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP),do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID -IPL) em Portugal e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- FAE - UFMG). Bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). Os principais focos de pesquisa são: relação família e escola, relações intergeracionais e práticas de escolarização das camadas populares.

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia (1994) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Teve sua inserção profissional como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG, trabalhando em pesquisas e planejamento em saúde. Em 1994 inicia carreira docente na área de Políticas de Saúde e Planejamento na Faculdade de Medicina da UFMG. Acompanhando sua família, em 1997 assume a docência no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, tendo atuado na área de Teoria e Metodologia da Ciência, Pesquisa e Planejamento Educacional. Desde 2007, colabora no desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFOP, tenho participado de sua concepção e elaboração. Atualmente é professor associado da Escola de Medicina da UFOP, atuando na área de Ciências Sociais em Saúde, com disciplinas integradas à Rede de Saúde. Foi Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Mariana e Ouro Preto, de 2009 a 2014. Tutora do PET-Saúde GRADUA SUS, desde abril de 2016.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociologia das profissões, sociologia da saúde, teoria e métodos em ciências sociais e educação e sociedade. Realiza Estágio de Pós-doutorado no Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente.

Oliveira Jr. de Oliveira José Antonio, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Letras, pela Universidade Federal de Ouro Preto, ex bolsista PIBIC/CNPq e membro no NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFOP e professor da rede pública de ensino.

Armanda Resende, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto, ex- bolsista PIP/UFOP e ex-membro no NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola, Ouro Preto, Brasil

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO