OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

O objetivo do texto é apresentar uma discussão sobre o papel do Estado na oferta da Educação Infantil, a partir de um estudo realizado na rede pública municipal de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem qualitativa e o método desenvolvido, o estudo de caso. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com uma técnica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e com cinco gestoras das instituições de Educação Infantil, em São Raimundo Nonato. Como resultados, foi possível perceber que a oferta de vagas para a área ainda é incipiente, o município não tem possibilidades de atender todas as demandas, desconsiderando o direito constitucional das crianças e das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e professora visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2020-12-14